Otimize o seu estudo através de métodos de estudo adequados. Não olhe para o estudo como algo exclusivo do período escolar. Invista no seu crescimento pessoal e profissional através do conhecimento. Descubra novas formas de estudar e aprenda a valorizar o seu tempo de estudo. Não sabe como? Fique atento a algumas das técnicas mais utilizadas.
Técnicas e métodos de estudo
- Tirar apontamentos
Se está em período de aulas, comece por tirar apontamentos. Os seus professores/ formadores estão preparados para lhe mostrar formas mais fáceis de compreender a matéria ou fornecer fontes para que possa aprofundar o tema sozinho.
Depois de cada aula pode rever a aula anterior e registar dúvidas que possam ter surgido. Seja sincero consigo mesmo, conseguiu perceber tudo? Precisa de aprofundar mais o assunto?
- Fazer um cronograma
Não tente estudar tudo ao mesmo tempo porque daí só vai resultar muito tempo perdido e pouco estudo. A organização pode ser o seu melhor amigo. Divida o que precisa de estudar pelo seu tempo livre.
Segundo o livro “Hábitos atómicos” dedicar diariamente um bocadinho do nosso tempo a um hábito pode resultar em mudanças significativas ao fim de algum tempo. Por que não aplicar a técnica do James Clear ao seu estudo?
- Fazer leituras complementares
Procure material que o ajude a compreender melhor o tópico de estudo. Aprofunde o seu conhecimento através de livros, quadros resumos ou artigos. Tenha cuidado com as fontes. Procure sempre bibliografia de confiança.
- Criar mapas mentais
Crie mapas mentais que o auxiliem a reter as ideias mais importantes. O desenvolvimento do mapa mental vai ajudá-lo a refletir sobre o tema e a associar ideias. O mapa mental pode ser fundamental mais tarde para rever rapidamente o estudo.
Use cores para destacar conceitos fundamentais. Faça desenhos que estimulem a sua memória visual.
- Fazer resumos
Comece por fazer uma síntese de tudo. Depois, leia o resumo em voz alta. Sublinhe o que já escreveu, faça pequenas anotações ou observações.
- Explique a si mesmo
Faça de conta que está a tentar explicar o tema a alguém. Este método pode ajudá-lo a perceber em que partes se sente mais inseguro. Opte por começar com uma explicação simples e passe mais tarde a conciliar com termos técnicos.
- Procure formas de praticar
Depois de tentar assimilar o conteúdo experimente testar os seus conhecimentos. Não tenha medo de errar, o importante é que perceba em que partes se deve focar mais.
Uma técnica que várias pessoas têm partilhado nas redes sociais consiste em criar uma tabela num ficheiro Excel. Numa coluna registam-se perguntas básicas relacionadas com o tema e na segunda coluna escrevem-se as respostas, que inicialmente devem estar com a cor branca para que não estejam visíveis. O que se pretende é que se verifique a resposta só depois de tentar responder.
- Faça pausas
Já ouviu falar da técnica pomodoro? Esta técnica aconselha a que se façam períodos de estudo de 25 minutos intercalados com 5 minutos de descanso de forma a ser o máximo produtivo durante o tempo destinado ao estudo.
A memória precisa de descanso para ser desenvolvida, por isso, não desvalorize as horas de sono e de repouso.
Não desista à primeira tentativa, confie nas suas capacidades e experimente diferentes métodos.