Encontrou uma oferta de emprego que lhe interessa e não sabe como endereçar a sua carta de apresentação?
Não se preocupe, iremos dar-lhe algumas dicas para que seja bem sucedido/a na sua abordagem inicial.
- Tente descobrir a quem se está a dirigir
Quando enviamos uma candidatura, muitas vezes não sabemos a quem nos estamos a dirigir. O melhor que tem a fazer é descobrir a quem deve dirigir a sua carta de apresentação. Por vezes é fácil, pode investigar na internet quem é a pessoa responsável, consultar no LinkedIn, etc.
- Use sempre que possível uma saudação formal com nome
Use o nome e sobrenome do recrutador, incluindo o Sr. ou Sra., a menos que saiba que a cultura da empresa é mais informal.
Caso tenha tentado investigar a quem endereçar a carta e não foi bem sucedido/a, não entre em pânico. Nem sempre é possível encontrar essas informações.
No entanto, ainda pode enviar a carta de apresentação dirigida a uma pessoa específica, escolhendo o chefe do departamento ao qual a função de enquadra.
Por exemplo, pode dizer “Prezado departamento de vendas” ou “Olá equipa de produto”.
- Avalie o tom com que se deve apresentar
Enquanto faz a sua pesquisa, tente avaliar o quão formal é a cultura da empresa para determinar se deverá usar um tom mais formal ou casual, isso irá determinar se:
- Começará com “Caro”, “Olá” ou o nome da pessoa;
- Deve usar títulos honoríficos (Sr., Sra., Dr., Prof., etc);
- Deve usar um nome completo ou apenas o primeiro nome.
Se não tiver a certeza, o melhor é ser formal, mas certifique-se de não errar acidentalmente o género de alguém com o título honorífico errado.
- Seja o mais específico possível
Se depois de tanto pesquisar continua a não conseguir encontrar um único nome para endereçar a carta, não se preocupe! O motivo pode simplesmente ser porque a empresa mantém a privacidade dos seus funcionários – e a própria empresa sabe disso.
Assim, se não tiver um nome para usar, tente ser o mais específico possível na sua saudação. Então, considere usar “Gerente de Contratação de …” ou “Equipa de Recrutamento para a função de …”. Ou seja, algo que mostre que escreveu a carta com um público específico em mente.
- Caro (nome do recrutador)
Se está determinado a escrever para uma pessoa específica, mas desistiu de encontrar o gerente ou chefe do departamento, ainda há esperança!
Concentre-se no recrutador ou no chefe ou especialista de recrutamento, poderá enviar a carta para eles. Afinal, eles serão provavelmente os primeiros a ler e decidir se você passa à próxima etapa.
- Prezado (o que a empresa chame: equipa ou departamento de recrutamento)
Se não consegue descobrir a quem se dirigir, então descubra como é que a empresa chama, para se poder dirigir como “Prezado Departamento de Recrutamento” ou “Prezada Equipa de Aquisição de Talentos”.
- Caro Recrutador / Gerente de Contratação
Outra opção é endereçar a sua carta de uma forma mais genérica ao recrutador ou gerente de contratação, usando esses mesmos títulos.