Queres saber como podes desenvolver a tua marca pessoal? Se começarmos pelo poder da palavra marca em si, podemos perceber o quão é importante pelas marcas de produtos que retemos e dos quais somos fãs, sejam elas carros, produtos do supermercado, roupa ou gadgets.
A marca representa aquilo em que os clientes se baseiam para fazer escolhas; é o que se destaca umas das outras e a que prevalece. O mesmo acontece quando falamos da marca pessoal.
Ou seja, é aquilo que os outros retêm de ti, a tua essência, a impressão que deixas aos outros.
Como é construída a marca pessoal?
A marca pessoal é a combinação de características e a forma como os outros te observam. Seja a nível pessoal ou profissional, as habilidades, as preferências, a personalidade, a ética, entre outras.
Vantagens de construir uma marca pessoal:
- Construir e compreender os pontos fortes e fracos;
- Reconhecimento;
- Diferenciar-se da concorrência;
- Conseguir novas oportunidades de emprego ou promoções: – vê mais aqui
- Criar redes de contacto com outros profissionais: o linkedIn é uma ótima ferramenta para este fim.
3 dicas que te vão ajudar:
1- Mantém-te fiel a ti mesmo, sem máscaras.
Esta é a mais importante dica que te podemos dar. Sê sincero, genuíno e igual a ti próprio. A identidade é tudo para conseguires uma marca pessoal de sucesso. Perderes a confiança dos que te rodeiam é um fator eliminatório para atingires os teus interesses.
2- Foca-te nos teus objetivos.
A tua marca pessoal é um reflexo dos teus interesses e objetivos, do que gostas e não gostas; e do teu estilo de vida. Assim é mais fácil criares a tua marca, seres genuíno e criar ligações verdadeiras à tua volta.
3- Mostra o que te torna único.
Faz-te valer das tuas capacidades e do que te torna único, o que sobressai e as vivências que marcaram o teu percurso. Se tiveres alguma mais valia para acrescentar aos outros é um ponto a favor para construíres a tua marca e tornares-te memorável.