A aprendizagem contínua promove o nosso crescimento a diversos níveis. Os conhecimentos obtidos nesse tipo de abordagem, em que se faz um investimento na própria qualificação, permite-nos apresentar melhor qualidade.
As novas habilidades adquiridas ajudam-nos a conquistar mais objetivos. Por isso, conseguem-se mais capacidades para tornar os nossos sonhos realidade. A formação contínua dos colaboradores revela-se um investimento estratégico e certeiro. Além de promover o desenvolvimento individual, permite fortalecer a capacidade da empresa se adaptar e inovar.
Os trabalhadores que fazem formação contínua revelam-se funcionários envolvidos. A formação contínua revela-se um trunfo num mundo empresarial dinâmico e competitivo, ajudando a obter o sucesso.
Fica a saber qual é o papel que a formação contínua pode ter na ascensão da carreira profissional e descobre as vantagens desse investimento.
Atualidade
Conhecimento é poder. Por isso, muitas entidades no passado não queriam que o saber estivesse nas mãos do povo. Queimaram-se livros importantes que continham importantes lições.
O conhecimento foi poder no passado, como é atualmente. Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais atualizadas. Por isso, pretendem profissionais mais capazes em diferentes áreas.
Contar com colaboradores versáteis e com conhecimentos aprofundados em áreas pertinentes revela-se uma vantagem para as empresas. Essas pessoas mais aptas a cumprirem as suas funções também acabam por assumir um papel mais importante nas rotinas da empresa.
Como fazer formação contínua?
É possível fazer formação contínua com diferentes opções. Há quem aposte em realizar cursos e, assim, escolhe ficar a conhecer programas centrados em desenvolver diferentes conhecimentos que são disponibilizados em diversas escolas, empresas, entre outros.
Os cursos online são uma alternativa de que muitas pessoas gostam, pois permite-lhes contactar com programas educativos atrativos que se encontram acessíveis através da internet.
Fazer workshops é outra possibilidade para enriquecer o CV, obtendo novos conhecimentos em sessões dinâmicas e interativas que se destinam a aperfeiçoar determinadas capacidades. Receber uma orientação personalizada para o desenvolvimento profissional, nomeadamente mentoria / coaching, revela-se outra possibilidade a ter em consideração.
Outra opção para quem pretende trabalhar no seu desenvolvimento consiste em integrar Grupos de Debate. A participação neste tipo de debates promove a troca de informações e facilita a troca de conhecimentos.
Qual o seu papel?
Desenvolver as competências dos trabalhadores é uma necessidade das empresas na realidade atual, em que existem constantes mudanças no mercado, funcionários com os conhecimentos necessários para saber lidar com os acontecimentos e saber como se adaptar às diferentes circunstâncias.
A aposta no desenvolvimento pessoal revela-se um investimento importante. Garantir uma formação contínua promove em nós um constante desenvolvimento. Independentemente de se tratar de uma formação específica numa área ou do aumento conhecimento geral, adquirir novas aptidões revela-se sempre uma evolução. É sempre possível aprender mais, independentemente da posição que se ocupa numa empresa.
O valor da formação contínua
A formação contínua promove o nosso crescimento, quer pessoal, quer profissional. Os nossos conhecimentos são renovados ou atualizados quando se faz esse investimento.
Existem vários níveis desta formação que garantem novas habilidades e competências.
Fazer formação contínua representa um investimento na carreira que garante frutos aos profissionais que enveredarem por este caminho que os faz sobressair entre a concorrência no seu percurso profissional.
A expansão das perspetivas acontece naturalmente em quem faz uma formação contínua devido às experiências e conhecimentos profissionais adquiridos.
Os trabalhadores que apostam numa formação contínua estão sempre informados e atualizados na área de trabalho onde se encontram. Por isso, caso haja necessidade de se ajustarem, seja a um novo posto, seja à transformação das inovações do posto, estão mais capacitados.
As diversas capacidades acumuladas pelo trabalhador que faz formação contínua ao longo do tempo permite-lhe ter mais oportunidades para ascender na empresa onde está instalado.
Vantagens da formação contínua
A formação contínua revela-se bastante vantajosa a vários níveis, nomeadamente:
- atualização constante relativamente às tendências;
- os profissionais mantêm-se informados sobre o mercado;
- os trabalhadores conhecem as inovações e práticas da área em que se encontram;
- os profissionais têm conhecimentos que permitem ter uma maior capacidade de garantir o sucesso dos serviços/produtos;
- existem mais oportunidades para os profissionais que fazem formação contínua;
- as empresas valorizam trabalhadores que se lançam para novos horizontes profissionais;
- o desenvolvimento de novas aptidões, competências e habilidades é por si só uma valorização, profissional e pessoal;
- é mais fácil garantir ascensão profissional. Como esses trabalhadores ajudam a alcançar melhores resultados, as empresas apostam neles.