Já pensaste em começar um pequeno trabalho paralelo para ganhar um dinheiro à parte? A internet abriu um mundo de possibilidades para quem quer ganhar dinheiro a partir de casa.
Desde 2020, trabalhar a partir de casa tornou-se extremamente popular. De facto, cada vez mais pessoas não desejam trabalhar num escritório tradicional. Muitas organizações aceitaram que este é o novo normal e permitem que os funcionários trabalhem em casa na maior parte do tempo. No entanto, muitas pessoas querem abandonar completamente os seus empregos a tempo inteiro ou começar uma atividade secundária.
Atualmente, é possível trabalhar em diversas áreas e ganhar uma renda extra ou até mesmo viver dos teus próprios negócios. Eis 5 maneiras inteligentes de ganhar dinheiro a partir de casa:
1. Cria uma loja online
Ganha dinheiro a vender coisas sem sair de casa. Quer seja uma loja na Amazon, na Etsy ou um dropship no Shopify, há várias formas de criares uma loja online.
Ultimamente, a atividade de dropshipping tem ganho muita popularidade. Isto porque trabalhas como um intermediário entre o cliente e as empresas que têm o produto que tu vendes.
Deste modo, mesmo que não tenhas espaço em tua casa para armazenar produtos, é uma opção viável para ti. Isto porque, nesta atividade vendes produtos online sem ter de os manter em stock. Quando uma encomenda é recebida, o vendedor envia-a para outra empresa que envia o produto diretamente para o cliente.
Em todo o caso, se quiseres criar a tua própria loja online, sugiro que te inscrevas num curso de comércio eletrónico. Embora haja informação gratuita disponível online, é sempre vantajoso aprenderes a fazer as coisas corretamente com especialistas através de um curso.
2. Torna-te um freelancer
Os freelancers são trabalhadores independentes que trabalham em projetos de curta duração. São contratados por empresas ou particulares e trabalham numa base de projeto a projeto.
O trabalho em regime freelancer é o trabalho por conta própria, que oferece flexibilidade e independência.
Se tens alguma habilidade, podes tornar-te um freelancer. Contudo, tens de ter em conta que ser freelancer, implica ser o próprio patrão, um desafio que exige um grande jogo de cintura em diversas situações. E mais, trabalhar em regime freelancer é saber promover o trabalho, construir uma marca pessoal forte e, determinar um nicho de mercado.
Para começar, podes criar um perfil em plataformas de freelancers como a Fiverr ou a Toptal e começa a ganhar dinheiro a partir de casa.
3. Serviço de apoio ao cliente à distância
Como agente de atendimento ao cliente à distância, prestas assistência e apoio ao cliente a partir de casa, em vez de trabalhar num centro de atendimento. Em princípio, as tuas responsabilidades vão ser tratar reclamações dos clientes e de outros problemas por telefone. Apesar de ser um trabalho que pode se tornar maçante, podes trabalhar a partir de casa, o que é ótimo se não queres sair do conforto do teu sofá.
Há muitas empresas que contratam agentes de atendimento ao cliente à distância, só precisa de dedicar algum tempo a candidatar-te.
4. Dá explicações a alunos online
Se tens jeito para matemática, ciências ou inglês, podes tornar-te num tutor online. Ajuda as crianças e os adolescentes a passarem nos exames e ganha dinheiro enquanto eles estudam.
Então, se não sabes por onde começar, uma boa sugestão é criar um perfil numa plataforma como o Learnify, a Preply ou a explicas.me e começa a ganhar dinheiro a partir de casa hoje mesmo.
5. Vende as tuas fotografias
Se és fotógrafo ou tiras fotografias como passatempo, podes vender as tuas fotografias como fotografias de stock. As pessoas precisam de fotografias de stock para todo o tipo de coisas, como sites, blogs e vídeos. Podes vender as tuas fotografias em sites como Shutterstock, iStockPhoto e Adobe Stock.