Palavras-chave para este mês: Alargamento de perspetiva, Planeamento, Atividade
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
O mês de dezembro começa com o Sol e Marte (regente de Carneiro) em Sagitário (signo em trígono com Carneiro).
O Sol transita em Sagitário, até dia 22, estimulando a expressão da sua identidade e criatividade pessoais, assim como, o interesse por expandir as suas experiências e conhecimentos.
Marte permanece em Sagitário, durante todo o mês, conferindo-lhe maior espontaneidade e independência na forma como age e se afirma; e mais entusiasmo para investir em novos projetos, experimentar atividades diferentes e lutar por aquilo em que acredita. No entanto, para não dispersar a sua energia em iniciativas erráticas e ter resiliência perante eventuais circunstâncias frustrantes, deve definir claramente os valores que o(a) movem e os objetivos concretos que pretende alcançar.
Logo no dia 1, Mercúrio ingressa em Capricórnio (signo em quadratura com Carneiro), onde permanece até dia 23, propiciando tensões entre a suas ideias e as dos outros, que pedem maior prudência e objetividade na sua comunicação.
Enquanto Vénus em Balança (signo oposto a Carneiro), até dia 4, pode confrontá-lo(a) com gostos, valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus, que lhe pedem maior afabilidade e tolerância na relação com os outros.
O Sol ingressa em Capricórnio, no dia 22, pelo que, a sua criatividade e vontade de agir tendem a ser desafiadas por requisitos de maior pragmatismo e planeamento; e pode sentir alguma tensão entre as opiniões externas e a sua postura individual, que requer que controle a impulsividade.
Mercúrio retorna a Sagitário, no dia 23, tornando o contexto mais favorável à expressão das suas ideias, embora o movimento retrógrado de Mercúrio seja mais propício para atividades de aprendizagem, do que para comunicar ou interagir com novas pessoas.
No dia 28, Marte faz conjunção a Mercúrio e quadratura a Neptuno, o que requer cuidado para não investir a sua energia em ideias pouco claras ou irrealistas.
A 29 de dezembro é a vez de Vénus entrar em Sagitário, proporcionando-lhe maior espontaneidade e entusiasmo na manifestação dos seus afetos e maior abertura a novos valores.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Carneiro, destaca-se a quadratura de Plutão (de regresso a Capricórnio) que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 17 de abril, sujeitando o seu impulso de liberdade e independência na ação a grandes tensões interiores e/ou exteriores.
Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo – aceite o processo de regeneração e permita que este resulte na capacidade de expressar a sua individualidade com maior consciência e clareza.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.