Palavras-chave para este mês: Espontaneidade, Valorização pessoal, Relação
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
Durante o mês dezembro, Marte (um dos regentes de Escorpião) transita em Sagitário, conferindo-lhe maior espontaneidade e independência na forma como age e se afirma; e mais entusiasmo para investir em novos projetos, experimentar atividades diferentes e lutar por aquilo em que acredita. No entanto, para não dispersar a sua energia em iniciativas erráticas e ter resiliência perante eventuais circunstâncias frustrantes, deve definir claramente os valores que o(a) movem e os objetivos concretos que pretende alcançar.
Logo no dia 1, Mercúrio ingressa em Capricórnio (signo em sextil com Escorpião), proporcionando-lhe maior pragmatismo, racionalidade e capacidade analítica, perante questões concretas. Enquanto a quadratura entre Plutão (o outro regente de Escorpião) e Vénus em Balança, exata no dia 3, tende a intensificar fortemente as suas emoções.
No dia 4, Vénus ingressa no seu signo solar, onde permanece até dia 29, promovendo a sua tendência para valorizar as ligações emocionais profundas; e propiciando a que dê mais importância os seus gostos e valores pessoais e melhore a sua autoestima.
Durante o trânsito em Escorpião, Vénus faz oposição Júpiter, no dia 10, colocando o foco na importância de permitir a renovação dos seus valores na interação com os outros; oposição a Úrano, no dia 21, pedindo que equilibre melhor a liberdade individual e o compromisso nas suas relações; e sextil a Plutão, facilitando a sua transformação pessoal através das relações íntimas.
O Sol ingressa em Capricórnio, no dia 22, favorecendo a sua determinação, exigência e capacidade de concretização, bem como, os seus processos de introspeção e atividades de pesquisa.
A 27 de dezembro, a Lua Cheia no eixo de Caranguejo-Capricórnio, permite-lhe tomar consciência das inseguranças, hábitos e resistências que condicionam o encontro de novos significados nas suas experiências, ou a mudança de direção dos seus projetos, com vista a transformar esses aspetos.
No dia 28, Marte faz conjunção a Mercúrio e quadratura a Neptuno, o que requer cuidado para não investir a sua energia em ideias pouco claras ou irrealistas.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Escorpião, destacam-se a oposição de Úrano em Touro e a quadratura de Plutão em Aquário.
A quadratura de Úrano ao Sol tende a afetar, no segundo semestre de 2023, sobretudo os nascidos entre 11 e 15 de novembro, sob a forma de mudanças súbitas no seu ambiente, que desafiam a força e determinação aplicadas na luta pelos seus objetivos, mas que visam a libertação do que limita a sua autoexpressão, pelo que, requerem superar a fixidez e fazer uso da sua capacidade de regeneração. A quadratura de Plutão ao Sol, mais provavelmente sentida pelos nascidos até 24 de outubro, traduz-se em tensões que visam testar o seu sentido de identidade; e o modo de exercer o seu poder pessoal e se afirmar no mundo – efeitos que podem ser minorados, agora que Plutão regressou a Capricórnio.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.