Quantcast
Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

Armazenar vinho em casa: 5 dicas

Armazenar vinho em casa

Qualquer ocasião é boa para abrir uma garrafa e é melhor ainda se soubermos como armazenar vinho em casa para que não se estrague. Seja para festejar ou para relaxar ao final do dia em casa, um copo de vinho é um ótimo aliado para descomprimir do stress do dia-a-dia ou até mesmo para acompanhar o jantar. No entanto, é necessário saber conservá-lo para que não se estrague, pois queremos que a primeira gota tenha exatamente o mesmo sabor que a última!

Por outro lado, se o vinho estiver fechado, há 5 dicas importantes a ter em conta para armazenar vinho em casa e garantir que não se estraga! 

Como armazenar vinho em casa?

São vários os fatores a ter em conta, desde o tipo de garrafa até à posição em que é colocada. Mas vamos por partes! 

1. Garrafa

O ideal é que a garrafa de vinho seja de vidro. Desta forma, o armazenamento na garrafa de vidro vai aumentar o tempo de vida útil como vai impedir a transformação precoce em vinagre.

2. Local

Escolhe um sítio arejado, com boa ventilação e longe de odores. Uma boa ideia é armazenar o vinho em casa onde haja menores oscilações de temperatura: despensas, vãos de escada, debaixo da cama, a garagem ou uma arrecadação.

Locais a evitar: Na cozinha, no sótão ou águas furtadas, perto de aquecedores ou salamandras, junto a aparelhos eletrónicos que possam transmitir calor, humidade ou vibrações.

3. Exposição à luz

Apesar de serem feitas de um vidro, os raios solares acabam por passar, por isso é importante mantê-las longe das janelas e da exposição solar. O excesso de luz acelera o processo de envelhecimento e acaba por alterar a cor dos vinhos. O branco ganha cor e o tinto perde-a.

4. Temperatura

Sabias que tanto o vinho branco como o tinto deve ser mantido a uma temperatura o mais fresco possível? O comportamento do vinho pode variar conforme a temperatura a que é armazenado.
A temperatura ideal deve rondar os 10ºC e os 15ºC, e deve ser constante. Por isso é importante ter em consideração as diferentes temperaturas nas estações, pois a variação do vinho não deve ultrapassar 4º e 5ºC.

5. Posição

Certamente já ouviste dizer que as garrafas de vinho devem ser guardadas na horizontal, e deves mesmo fazê-lo. Desta forma, a garrafa deve estar sempre deitada, porque se estiver de pé a rolha seca. Tudo tem a ver com a hidratação da rolha, que deve permanecer sempre húmida e não deixar o ar passar.

E se o vinho estiver aberto, como podes conservá-lo? 

Sabias que depois do vinho aberto não precisas obrigatoriamente de o beber à pressa? No entanto, seja ele tinto ou branco, deverá permanecer no frigorífico, para que a oxidação seja mais lenta – mas não mais do que 3 dias!

Depois de aberto, é necessário ter alguns cuidados: 

  • Manter o vinho no frigorifico;
  • Usar uma rolha em vácuo;

Se seguires estas dicas, podes conservar o vinho por mais tempo até à próxima ocasião, sem perder todas as propriedades. Fica ainda a conhecer os vinhos portugueses premiados em 2023 aqui.
Para os amantes de vinho e do ar livre, organizámos uma lista de 10 vinícolas a visitar no Vale do Douro, prometendo paisagens maravilhosas e momentos de qualidade!

Related posts
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

Casa & Decoração

Descobre como economizar energia com janelas em PVC

Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado