Para aqueles que querem promover um estilo de vida mais amigo do ambiente, aqui estão algumas atitudes sustentáveis que podes tomar!
Evita o desperdício alimentar
Uma das atitudes mais comuns e danosas para o meio ambiente é o desperdício alimentar, sendo este um erro que que, sem nos apercebermos do seu impacto, frequentemente cometemos.
Uma ótima solução para esta problemática passa por adquirir apenas a quantidade que temos a certeza que vamos consumir, bem como ter em atenção a data de validade dos vários alimentos que compramos.
Reduz o uso de plásticos
De todas as atitudes sustentáveis desta lista, esta é talvez a mais óbvia, visto que é mais que sabido que o plástico é um dos maiores inimigos do Planeta Terra.
Hoje em dia, perto de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos, impactando e eliminando diversas espécies e ecossistemas. É de referir, também, que o plástico demora várias centenas de anos a decompor–se.
Com isto em mente, procura reduzir no plástico, apostando, por exemplo, em sacos de compras reutilizáveis ou objetos de material reciclado.
Valoriza a chuva!
A água da chuva pode ser usada como método para não gastar tanta água e, neste caso, tanto o ambiente como a tua carteira agradecem!
Recolhendo a água da chuva, através de recipientes, podes reutilizar a mesma para regar plantas, lavar o carro, colocar no autoclismo, entre outros usos.
Economiza água
No seguimento da sugestão anterior, oferecemos esta dica: procura economizar água, através de banhos mais curtos ou simplesmente tomando atitudes sustentáveis mais simples, como fechar a torneira quando lavas os dentes.
Mais uma vez, para além de estares a ajudar o planeta, estás também a poupar dinheiro!
Poupa na luz
Neste “novo mundo” de tecnologias, tendemos a recorrer muito ao “poder” da eletricidade, o que leva, por vezes, a pequenos desleixos.
Por isso, lembramos que deves sempre manter luzes ou utensílios desligados quando os mesmos não se encontram em utilização, o que implica tirar algumas tomadas! Quando compares luzes, opta também por adquirir LED, evitando as incandescentes.
Esta é mais uma daquelas atitudes sustentáveis que te ajudam a poupar dinheiro no final do mês!
Separa o lixo
Por último, procura separar o lixo corretamente. Não nos referimos apenas a colocar o plástico no ecoponto amarelo, o papel no ecoponto azul e o vidro no ecoponto verde!
Resíduos orgânicos devem manter-se afastados do outro tipo de lixos, sendo que restos de comida, sacos de chá, cascas de ovo, restos de plantas, entre outros, devem ser devidamente separados de lixo como cartão, plástico ou latas, de modo a facilitar a reciclagem de materiais.