São muitos os benefícios de ter um gato em casa que podemos encontrar, e quem diz um, diz dois ou três. Há espaço e amor para todos!
Quem já conviveu com gatos e os têm em casa, sabe de antemão que a presença destes animais é reparadora para o nosso dia a dia. Com o jeitinho como se aproximam de nós e se roçam nas nossas pernas para dizer olá e pedir festinhas, é raro quando não nos conseguem roubar um sorriso com tamanha fofura.
Está mais que provado que os gatos têm um efeito muito positivo no nosso estado de espírito, e nos donos principalmente. Quem tem a oportunidade de interagir com estes amiguinhos, sabe bem como eles conseguem ser encantadores, trazer-nos alguma paz de espírito e influenciar positivamente a nossa saúde mental e emocional de várias formas.
Para além das características mais comuns dos gatos, há inúmeros benefícios de ter um gato em casa. Ora vê algumas delas:
- São meigos e carinhosos, ao mesmo tempo que são independentes e leais
- Não precisam ir à rua para fazer as suas necessidades nem passear
- Podem estar mais horas sozinhos em casa, sem estarem stressados
- São divertidos e brincalhões
- São extremamente limpos e assíduos.
- Podem viver em espaços mais pequenos que os cães, por exemplo.
Não é à toa que os gatos podem trazer vários benefícios para a nossa vida. Se estás na dúvida se deves ou não adotar um gato, deixamos-te vários motivos para o fazeres, sempre com a consciência de que é um animal e por isso, tens deveres para com ele.
Alguns dos benefícios de ter um gato em casa são:
- Reduz o stress e a ansiedade
- Diminui a tristeza, atenua a depressão e o sentimento de solidão
- Ajuda a dormir melhor
- Transmite sensações positivas
- Tem efeito terapêutico em crianças e pessoas com problemas de comunicação
- Diminui as probabilidades de alergias
Faz uma adoção responsável e consulta um veterinário para acompanhar o teu novo amigo. Informa-te como podes fazê-lo no gatil municipal da tua zona ou fica atento aos pedidos de adoção que hoje em dia consegues facilmente encontrar nas redes sociais.