A leitura diária deve ser um hábito, pois faz-nos bem a diversos níveis. Ler faz-nos viajar pelos diferentes mundos que um livro pode apresentar. Há um conjunto de interesses que podemos explorar, lendo exemplares que nos fazem compreender mais sobre determinadas temáticas.
Em casa, diferentes pessoas com interesses distintos podem permitir que se forme uma “biblioteca” difícil de gerir. No presente artigo, iremos apresentar algumas estratégias simples que ajudam a organizar estantes de livros.
Dicas para organizar estantes de livros
Cada leitor tem as suas particularidades e os seus interesses. Por isso, há formas distintas de organizar estantes de livros.
Em diferentes casas, há prioridades distintas. Enquanto algumas pessoas pretendem ter uma disposição de livros mais atrativa, outras defendem que a melhor solução é uma separação por ordem alfabética (seja por título, seja por autor) ou por temática.
Há vários aspetos a considerar no momento de armazenar livros. Estes itens são sensíveis. Portanto, convém encontrar um espaço adequado para eles. Encontrar uma forma adequada revela-se fundamental para preservar a integridade dos exemplares por mais tempo.
Idealmente, os livros devem ser guardados em estantes, espaços onde não haja muito pó, nem flores ou plantas, que podem causar danos nos livros (nas capas e nas folhas).
Embora muitas pessoas procurem colocar livros na horizontal para poupar espaço, a colocação dos livros nessa posição não protege muito esses itens.
Organizar por cores
Uma opção agradável ao olhar consiste em organizar os livros por cores. Quem não é um leitor assíduo, mas tem reuniões frequentes por vídeo, pode ter como opção usar uma prateleira atrativa como fundo.
Esta é uma organização bonita e que atrai quem vê os livros ao longe. Contudo, para quem gosta de ler regularmente e necessita de encontrar os livros de forma rápida e eficiente, esta solução não é benéfica.
A arrumação por cores pode ser um autêntico desafio para quem quer ler um livro e desconhece a cor da lombada. É difícil encontrar o livro pretendido na estante organizada desta forma. Quando não existe uma ordem, não se sabe como procurar.
Organizar por tamanho
Como se disse, os livros podem ser organizados de formas distintas, até pelo tamanho. Seja a solução arrumar os livros em escadinha, seja agrupar os livros que apresentam o mesmo formato.
Contudo, essas são meras opções estéticas. Pode ficar bonito ou ajudar a colocar muitos livros numa determinada estante, mas não é uma solução prática…
Infelizmente, esta opção não permite grande organização. Aliás, até dificulta a identificação das obras que pretendemos ler ou pegar num determinado momento. Os livros podem apresentar tamanhos muito distintos. Os livros de bolso são pequenos, como também há algumas enciclopédias que se destacam pela dimensão.
Organizar por data
Ter os livros organizados por data já nos ajuda a procurar um livro, se tivermos essa informação sobre o item que se procura. Contudo, não é a solução ideal. O mesmo livro pode ter datas distintas, o que pode dar problemas no momento de o procurar.
Organizar por leitura
Embora na nossa casa se possa organizar os livros na ordem que se quiser, esta não é a melhor opção. Colocar os livros pelo momento de leitura pode ajudar-nos a compreender, porque aquele livro lido naquele ano em específico tenha sido tão importante para nós mas, fora isso, não ajuda nada na gestão dos livros.
Outra opção consiste em manter os livros lidos separados dos livros por ler. Isso facilita-nos no momento de pegar nos livros que ainda queremos ler, mas dificulta no momento de procurar um livro que queremos emprestar…

Organizar por temáticas
A melhor opção consiste em arrumar os livros por temáticas. Esta solução é mais ao estilo de uma biblioteca ou livraria. Pode colocar-se uma área só para livros de Filosofia, outra para Literatura Portuguesa, outra para Desenvolvimento Pessoal.
Este método é adequado, mas pode ser complementado por outras estratégias que permitem ordenar os livros divididos por temas.
Organizar por ordem alfabética
Ordenar os livros por ordem alfabética pode ser uma forma de complementar a organização por temáticas ou ser o método principal. Este modo de arrumação dos livros é bastante funcional. Basta saber o título para chegar ao item pretendido e, assim, facilmente, se consegue identificá-lo na estante.
Organizar por autores
Ora, embora muitas pessoas optem por reunir todas as obras de um autor, este método complica quem pretende ter todas as obras do mesmo tema juntas. Muitos autores publicam obras de temas distintos, o que dificulta a sua reunião.
Organizar por sagas
Existem obras que proporcionam experiências que se estendem por diferentes obras, seja trilogias, sagas,… São conjuntos de obras como Senhor dos Anéis, Harry Potter, Guerra dos Tronos.
Como se teve a oportunidade de constatar ao longo do artigo, há diferentes estratégias que podem ser complementadas.
Caberá a cada um escolher as suas prioridades. Ora, usar etiquetas nos livros com uma identificação e ter toda a informação num excel no computador revela-se uma boa forma de gerir quem tem um volume de livros significativo. Esta é uma boa forma de conjugar autores, temas, títulos…
Por exemplo, na obra Mensagem de Fernando Pessoa, podemos definir:
- Tema: Língua Portuguesa:
- Título: Mensagem:
- Autor: Fernando Pessoa
- Prateleira: 5
A etiqueta colocada no livro pode ser: T LP / T: M / A: FP / P: 5.
Ora, isto serve como mera sugestão. No entanto, pode ser feita uma organização noutros moldes, que sirva mais os seus interesses. Experimente, mas não é fácil combinar diferentes categorias e ter tudo perfeitamente organizado. Há sempre algo que parece não encaixar. Por isso, o complemento do excel irá ajudar a ter tudo em ordem.
