Com as crianças, já se sabe como é! Para não teres a casa sempre desarrumada, oferecemos algumas dicas para organizar brinquedos da melhor forma.
Se tens crianças em casa, provavelmente sabes o que é ter certas divisões da habitação desarrumadas devido à quantidade de brinquedos espalhados, o que, por vezes, até pode ser algo perigoso. No entanto, nada temas! Nós apresentamos-te aqui algumas dicas para organizar brinquedos, de modo a que tenhas tudo sempre arrumadinho.
Seleciona os brinquedos
Em primeiro lugar, deves fazer uma seleção dos brinquedos que a criança mais usa e realmente gosta. Os que “sobrarem” dessa seleção devem ser guardados, enquanto que os que não foram escolhidos podem ser doados.
Aproveita o espaço debaixo da cama!
Quer estejamos a falar de uma cama normal ou com gavetas, este item imobiliário é sempre ótimo e eficaz para guardar todo o tipo de objetos. Aproveita este espaço debaixo da cama, de modo a “desentupir” o resto da casa.
Separa os brinquedos
Esta parte pode dizer mais “secante”, mas é certamente importante! Procura dividir os brinquedos por tipos e categorias, arrumando-os em caixas especificamente etiquetadas, para que a criança consiga distinguir.
Caso a criança ainda não saiba ler, aposta em caixas transparentes ou em fotos impressas dos brinquedos para colar na caixa.
Cria o hábito de organizar brinquedos!
Esta dica é importante para habituar a criança a manter-se organizada e paciente. Visto que ninguém nasce ensinado, é importante incutir este hábito nos mais novos desde cedo!
Definir rotinas e regras em casa para toda a gente é uma boa maneira de familiarizar as crianças com certos hábitos de organização. Se todos os adultos participarem, dando o exemplo, a criança procurará sempre imitar o que observa e tornar-se-á mais arrumada.
Não te esqueças que cada pessoa tem o seu próprio método, portanto, se a organização dos brinquedos não for feita à maneira do mais velho, não percas a paciência! Vai guiando a criança pelo processo, deixando-a desenvolver as suas próprias fórmulas.