Quantcast
ComportamentoDicasLifestyleSustentabilidade

Dicas para viajar de forma sustentável

Viajar de forma sustentável

Neste artigo vais descobrir mais sobre como podes viajar de forma sustentável…

Viajar é, sem dúvida, uma das melhores experiências que podemos ter, não só porque partimos à descoberta de novos lugares, culturas e aprendizagens, mas também porque é o momento certo para descobrires mais sobre ti.  

Felizmente, são cada vez mais as pessoas que se preocupam com a importância de viajar de forma sustentável, de forma a minimizar o impacto negativo das nossas ações no planeta.

As tão aguardadas férias estão mesmo a chegar, e é o momento ideal para recarregar baterias, descansar, desconectar do trabalho e usufruir destes dias de calor junto da família e amigos. 

Mas antes de iniciarmos a nossa viagem, é fundamental planear as nossas férias: qual o local, escolher a estadia, quais os sítios a visitar, atividades de lazer e tantos outros planos que temos destinados para este dia. Contudo, há algo que normalmente todos nós nos esquecemos: sempre que visitamos uma cidade, independente do tempo que ficamos nela, estamos a causar algum impacto, muitos deles negativos. Tudo começa por sermos conscientes e tentarmos minimizar o nosso impacto e a nossa pegada ecológica.

Viajar de forma sustentável não é difícil, no entanto, pode dar mais trabalho do que estás à espera. Por isso, preparámos algumas dicas para te ajudar! 

Vê estas dicas para viajar de forma sustentável:

1. Destino

Bem sabemos que a ideia que nos ocorre logo é viajar para outro país, mas a verdade é que em Portugal há dezenas de destinos paradisíacos, inúmeras coisas para explorar e toda uma cultura local para conhecer e desfrutar. Por isso, antes de decidires ir para fora, vê as alternativas que temos no nosso país. 

Desta forma, viajar de comboio, autocarro, autocaravana ou em grupo, irá reduzir as emissões de gases para a atmosfera e ajudará a estimular a economia local.

2. Transporte

Ainda que viajar de avião seja mais rápido e, por vezes, mais barato do que outras alternativas, produz muito mais dióxido de carbono que outros meios alternativos, como o comboio.

Ao optares por meios alternativos, estás a viajar de forma mais sustentável, e além disso, quando chegares ao destino, deves optar por deslocações mais ecológicas: 

  • Transportes Públicos
  • A pé;
  • De bicicleta;
  • À boleia;

3. Alojamento

Escolhe um alojamento com práticas sustentáveis, como as pousadas, eco resorts, e alojamento local que adotem medidas sustentáveis: estabelecimentos que usem energia renovável, pratiquem a reciclagem e reduzam o consumo de água e energia. 

Alguns detalhes a ter em conta na escolha do alojamento com práticas sustentáveis:

  • se o alojamento utiliza painéis solares ou energia eólica
  • qual o tipo de combustível utilizado para aquecer a propriedade (ar condicionado ou lareira)
  • o tipo de iluminação (LED ou lâmpadas convencionais)
  • Entre outros

4. Apoio ao comércio local 

Ao escolher comprar produtos e o comércio locais, estás a contribuir e a fortalecer a economia da região que visitas. Ao apoiar o comércio local, estás a  incentivar a preservação das tradições culturais, artesanais e gastronómicas (faz as refeições em restaurantes locais em vez das cadeias de fast food internacionais).

5. Regras e regulamentos

Antes de visitar o local escolhido, informa-te sobre as práticas de conservação e respeita as regras e os regulamentos locais. Preserva a natureza, não deites lixo no chão e não perturbes a fauna e flora local.

Related posts
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado

DicasLifestyle

Dicas para manter o frigorífico e o congelador impecáveis