Quantcast
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

erros comuns na utilização do micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico que revolucionou o quotidiano das cozinhas. Atualmente, é visto como um elemento indispensável desta divisão tão importante nas rotinas na vida familiar, desde o aquecer do leite ao aquecer da refeição que sobrou do dia anterior. No entanto, apesar da imensa utilidade que este eletrodoméstico apresenta, há muitos erros comuns na utilização do micro-ondas. São atitudes prejudiciais para o micro-ondas, para as pessoas que consomem os produtos nele aquecidos ou para ambos. Por isso, reunimos um conjunto de erros comuns na utilização do micro-ondas, para que não os cometas mais.

1. Usar o micro-ondas para aquecer grandes pedaços de carne 

Não se deve cometer o erro de aquecer nacos de carne no microondas. Quando se realiza essa ação, com uma sobra de lombo assado, por exemplo, o pedaço de carne de grandes proporções até pode escaldar por fora. 

Contudo, a carne ficará gelada ou fria no interior, porque o calor emitido pelo eletrodoméstico não irá chegar ao centro da peça de carne. Ora, um aquecimento irregular não é o que se pretende. É necessário partir a carne em pedaços menores para garantir que o aquecimento da carne fica uniforme.

2. Utilizar recipientes inadequados 

Um dos erros constantemente cometidos consiste em usar recipientes inadequados para o micro-ondas. Essa ação pode parecer inócua. No entanto, existem recipientes de plástico que não se devem colocar no micro-ondas, porque podem danificar o eletrodoméstico. 

Caso pretenda prolongar a vida do micro-ondas, deve evitar colocar no aparelho certos produtos. Por exemplo, nunca se deve colocar no eletrodoméstico produtos como inox, metais ou folha de alumínio. 

Estes produtos não só podem contaminar a comida, como podem estragar o aparelho, podendo até revelar-se perigosos. Esse erro fará com que o eletrodoméstico emita estalidos e poderá originar raios (tipo relâmpagos). Esse procedimento pode parecer inocente, mas poderá dar origem a uma explosão ou descarga elétrica.

3. Recorrer a plásticos inadequados

Nem todos os plásticos podem ir ao micro-ondas. Neste aparelho, apenas devem ser usados os recipientes de plástico que apresentem a informação de que são indicados para micro-ondas. Não se devem usar recipientes que não apresentem essa aprovação. Esse erro poderá prejudicar a tua saúde! 

Os recipientes que não estão livres de BPA’s. Podem libertar partículas de plástico que serão ingeridas. Por exemplo, o Bisfenol – A, também conhecido como BPA, é num produto químico utilizado no fabrico dos plásticos.

Há muitos recipientes inadequados para o micro-ondas que libertam substâncias nocivas quando são aquecidos. Estas substâncias ficam nos alimentos. Logo, ao serem consumidas, essas substâncias irão prejudicar a saúde das pessoas.

4. Optar por recipientes quadrados

Não se devem usar recipientes quadrados para aquecer comida. No entanto, muitas pessoas cometem este erro quando usam o aparelho. Tendencialmente, os tupperwares quadrados têm os cantos muito duros, pelo que se torna difícil o calor do eletrodoméstico chegar de uma forma uniforme a toda a comida.

Deste modo, a comida aquecida no micro-ondas com este tipo de recipiente fica com partes quentes e outras frias. A melhor solução é recorrer a recipientes redondos que permitam um aquecimento uniforme. Uma alternativa é colocar a comida num prato, antes de a aquecer. 

5. Cozinhar ovos inteiros

Um dos erros comuns na utilização do micro-ondas consiste em tentar cozinhar ovos inteiros com casca. Devido à acumulação de vapor no interior, gerado pelo aquecimento 

dos ovos com a casca, poderá ocorrer a explosão do ovo. Por isso, não cometa este erro.

6. Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina

Não é só o ovo que pode ser problemático. Existem mais produtos com casca fina que podem gerar problemas, se forem aquecidos / cozinhados neste eletrodoméstico, nomeadamente linguiças, batatas, tomates ou outros do género. 

Os alimentos com casca fina têm essa característica que serve para proteger o seu interior. A casca protege os alimentos, quer do frio, quer do calor. Por isso, para fazer um aquecimento adequado destes alimentos, primeiro deves perfurar a respetiva casca. 

Se não fizeres esse procedimento, será formado vapor no interior que não será libertado. O recurso a um garfo ou faca para perfurar a casca várias vezes permitirá essa libertação. Por isso, os alimentos poderão ser aquecidos dessa forma. 

7. Ativar apenas a potência mais elevada

Geralmente, as pessoas recorrem ao micro-ondas sempre na mesma potência: a máxima. Raramente a ajustam em função dos alimentos. Este erro acontece com grande frequência. Para a maioria das pessoas, quanto mais rápido o eletrodoméstico aquecer os alimentos, melhor.

No entanto, como os alimentos apresentam as suas especificidades, as suas diferentes características devem ser tidas em consideração no momento de aquecer a comida. A potência do eletrodoméstico deve respeitar as características do alimento, para cozinhar de modo adequado. 

Usar sempre o micro-ondas no máximo poderá estragar ou alterar o sabor dos alimentos. Alguns eletrodomésticos apresentam sugestões de tempo e de intensidade adequadas para os alimentos que se pretende cozinhar. Poderás encontrar algumas dessas recomendações nas instruções do eletrodoméstico.

8. Não limpar o micro-ondas

É um erro comum não fazer uma limpeza regular do micro-ondas. É fundamental manter o eletrodoméstico higienizado, porque a utilização do aparelho torna natural a presença de resíduos ou líquidos. 

Quando as paredes do aparelho apresentam essas marcas da utilização regular, os alimentos que são aquecidos ou cozinhados no micro-ondas podem ser contaminados.

9. Aquecer a água

Seja para fazer um chá ou para cozinhar a massa, é um erro comum usar o micro-ondas para aquecer água ou outros líquidos. Usar o eletrodoméstico para esse fim pode gerar um sobreaquecimento. O aquecimento de líquidos no aparelho pode originar queimaduras. 

Desta forma, se o fizeres, convém teres todo o cuidado no momento de abrires a porta do eletrodoméstico. Basta aquecer pouco tempo para a água passar do estado líquido para o gasoso. Isso acontece muito rapidamente.

A estratégia adequada de aquecer água no eletrodoméstico sem correr grandes riscos consiste em fazer aquecimentos de curta duração. Optar por aquecer por pouco tempo e repetir as vezes necessárias até a água apresentar a temperatura desejada revela-se um procedimento mais seguro.

10. Não tapar o recipiente

Não basta manter o aparelho limpo. É necessário usar o aparelho com uma tampa de qualidade. A maioria dos micro-ondas é vendida com tampas que servem para proteger os alimentos e o aparelho. Estas tampas encontram-se à venda nos supermercados. Por isso, quem não tem pode sempre comprar uma. 

A tampa de micro-ondas serve como um escudo que protege os alimentos dos raios emitidos pelo aparelho. Estas tampas também são fundamentais, porque asseguram uma proteção de higiene. Elas impedem que os salpicos gerados pelo aquecimento dos alimentos se dispersem pelo eletrodoméstico, o que o deixaria bastante sujo.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado

DicasLifestyle

Dicas para manter o frigorífico e o congelador impecáveis

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

As melhores dicas para evitar entupimentos em casa