A Fábrica Portuguesa Sustentável, é a mais sustentável do mundo, descrevem-na os seus trabalhadores e concorre a líder mundial da louça sustentável.
Fica a conhecer a economia circular na cerâmica:
Há uma fábrica portuguesa sustentável nova especializada em fazer louça reciclada em grés e fica em ílhavo. Miguel Casal é o fundador e presidente executivo do grupo Costa Nova, dono da nova Ecogrés.
Refere ainda que é “uma das fábricas de grés fino mais sustentáveis do mundo”, mas não fica por aqui. Atualmente 150 pessoas transformam resíduos de diferentes indústrias em louça de grés com inovação.
A Ecogres-Cerâmica Ecológica – dedica-se ao fabrico de coleções de artigos de mesa a partir de uma matéria-prima reciclada recorrendo a equipamentos dos mais avançados em termos energéticos. O resultado é o Ecogres®, uma pasta cerâmica inovadora, produzida a partir de materiais reciclados e 100% ecológica.
Loiças com matérias primas recicladas – uma fábrica sustentável
Assim, a fábrica portuguesa sustentável produz agora loiças com matérias-primas recicladas e os resíduos que sobram de cada peça já não representam desperdício. Por isso, são transformados e reutilizados, dentro da própria empresa. Assim, estes dão origem a uma argila reinventada, composta quase na totalidade por materiais reciclados tendo esta nova matéria-prima desenvolvida em laboratório.
O recurso à nova argila permite uma elevada poupança energética, ajudando assim, a empresa a conquistar o título de fábrica de grés mais sustentável do mundo. A empresa produz entre 12 a 15 mil peças de loiça de mesa por dia, mas exporta mais de 90% dos produtos, para 60 países.
De acordo com o grupo, “todo o ‘layout’ da fábrica portuguesa foi pensado com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o esforço humano, a pegada ecológica da cerâmica e o consumo de energia e de recursos”.
Fica a saber mais sobre sustentabilidade através dos nossos artigos relacionados com este tema.