Quantcast
DicasLifestyle

Dicas para manter o frigorífico e o congelador impecáveis

frigorífico e congelador

A cozinha é uma das divisões mais importantes de uma casa. Uma das razões está no facto de se cozinhar nela. Ora, os alimentos que se usam na confeção só se encontram nas melhores condições quando se tem por casa um frigorífico de qualidade. Para o eletrodoméstico se manter a funcionar corretamente, há que manter alguns cuidados com ele ao longo do tempo. 

No presente artigo, iremos partilhar algumas dicas que ajudam a garantir uma maior longevidade ao eletrodoméstico.Ter os devidos cuidados com o frigorífico e o congelador revela-se fundamental para que o seu funcionamento permaneça com a qualidade desejada. Por isso, aprenda a manter o frigorífico e o congelador impecáveis.

6 passos para uma descongelação rápida

A descongelação deve ser programada, pois no frigorífico e no congelador encontram-se alimentos que devem ser consumidos ou deslocados a tempo. Os alimentos do congelador têm uma temperatura baixa. Por isso, eles devem ser rapidamente transferidos para manterem essa temperatura. 

Coloque-os numa bolsa térmica, para que os alimentos não se estraguem durante a transferência, ou numa arca. Se perpetuar a descongelação a longo prazo, pode agendar diferentes refeições, de modo a programar o consumo dos diferentes alimentos presentes no congelador. 

Antes de proceder à descongelação do eletrodoméstico, será importante ler o manual do equipamento. Após ter o conhecimento de todas as recomendações do fabricante, pode realizar essa tarefa. 

Caso pretenda indicações genéricas para um processo de descongelação acelerado, há algumas sugestões que deve ter em consideração. Eis os passos a seguir. 

1º passo: esvaziar o congelador e o frigorífico 

Primeiro, deve esvaziar o congelador. Logo, deve começar por desligar o frigorífico (ou a arca). O processo de descongelação irá desenrolar-se naturalmente com o tempo. Contudo, há que deslocar os alimentos para outro sítio. Eles devem ser retirados e colocados numa arca ou noutro congelador.

2º passo: colocar toalhas no chão

Para evitar que a cozinha fique inundada, será uma boa estratégia colocar toalhas em torno do eletrodoméstico. Desta forma, quando o gelo começar a derreter e a água a escorrer, terá essa proteção. Esta estratégia permite acolher a água abundante que pode surgir no processo em que o gelo descongela.

3º passo: pôr nas prateleiras panelas com água quente 

Se tem o objetivo de descongelar o eletrodoméstico com a maior celeridade possível, uma boa estratégia consiste em colocar panelas com água fervente nas prateleiras. 

Este processo irá contribuir para que a descongelação ocorra com grande rapidez, devido à elevada temperatura e ao vapor que contribuem para que o gelo fique em água. Então, deve remover as gavetas e proceder à limpeza do eletrodoméstico.

4º passo: recorrer a um secador de cabelo (alternativa)

Caso pretenda que o processo de descongelação do eletrodoméstico seja acelerado, pode também optar por usar um secador de cabelo. Ao recorrer a este eletrodoméstico, pode usar o ar quente de forma estratégica e cautelosa. 

Naturalmente, deve manter o secador de cabelo relativamente afastado do gelo derretido. Caso contrário pode ser perigo. Logo, para evitar que haja choques, tenha o devido cuidado e noção da perigosidade dessa medida.

5º passo: limpar com bicarbonato de sódio

Após descongelar o eletrodoméstico por completo, segue-se a etapa de realizar uma limpeza aprofundada ao seu interior. Tendo em conta que irá colocar alimentos no frigorífico e congelador, a utilização de produtos químicos fortes é desaconselhada.

Esses produtos apresentam um cheiro intenso, algo que poderá afetar o sabor da comida guardada no interior do congelador e ter efeitos indesejados no seu organismo. 

Se pretende recorrer a uma solução caseira inofensiva e eficiente, pode optar por recorrer a bicarbonato de sódio e água.

Não se pode esquecer de dar a devida atenção às prateleiras e gavetas do eletrodoméstico. Elas devem ser enxaguadas, bem lavadas e secas. Elas só devem ser reinseridas no eletrodoméstico, após estarem secas. 

6º passo: deixar o congelador e o frigorífico organizados

Após ter realizado a limpeza do eletrodoméstico descongelado, segue-se o momento de organizar os alimentos, seja no congelador, seja no frigorífico.  

É importante colocar os produtos alimentares de forma organizada, tendo em conta as diferentes temperaturas que o eletrodoméstico apresenta. No congelador, até terá mais espaço para gerir, pois devido à descongelação, o gelo que roubava espaço desapareceu. 

Caso tenha programado a descongelação com tempo e consumido os alimentos ao longo dos dias, este é o momento de ir às compras para ter o eletrodoméstico novamente reabastecido com os alimentos de que necessita para fazer as refeições nos dias que se seguem. 

Se deseja assegurar a confeção de refeições saudáveis para a sua família, revela-se importante apresentar por casa um frigorífico limpo, organizado e a cheirar bem. Para ter um frigorífico fresco e com uma limpeza irrepreensível, basta colocar em prática estas indicações.

Related posts
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

As melhores dicas para evitar entupimentos em casa