Quando a humidade em casa é demasiado elevada, pode tornar as condições de vida desagradáveis e pode também causar danos duradouros à tua propriedade. Aprende a lidar com o excesso de humidade e evita possíveis danos em diferentes partes da tua casa.
A humidade em casa é a causa de grande parte do nosso desconforto no verão, impedindo a evaporação do suor e fazendo-nos sentir ainda mais calor. Então, como se reduz a humidade em casa?
A escolha mais óbvia é utilizar um desumidificador para ajudar a reduzir a humidade no ar em casa, mas os especialistas partilharam algumas soluções rápidas que pode implementar para reduzir a humidade sem um desumidificador.
O que é a humidade?
A humidade é simplesmente a concentração de vapor de água presente no ar. Uma maneira efetiva de a medir é calculando a humidade relativa — a relação (%) entre a quantidade de vapor de água contida no ar (humidade absoluta) e a que existiria se à mesma temperatura o ar estivesse saturado. Por exemplo, quando a humidade exterior atinge os 100%, o ar não consegue reter mais humidade e começa a chover.
Em temperaturas mais quentes, a atmosfera consegue reter mais vapor de água, pelo que, normalmente, aumentar o aquecimento de uma divisão fará com que a humidade relativa desça.
No entanto, há muitos fatores diferentes que fazem com que estes valores variem. As casas de banho e a cozinha são as zonas mais críticas numa casa. Isto é, uma panela a ferver ou um banho quente podem fazer subir os níveis de humidade.
Além disso, nas outras divisões da casa, a respiração humana, a presença de animais e plantas e o uso de eletrodomésticos, como a máquina de secar roupa e o ferro de engomar, também contribuem para elevar a humidade no ar. Enquanto que a ventilação adequada de uma divisão faz descer os níveis, apesar de geralmente tornar o ar mais fresco.
Consequências da humidade em casa
A humidade elevada pode causar problemas na tua casa se a humidade relativa exceder regularmente os 60%. Quando o ar contém vapor de água acima desse nível, o bolor e o mofo começam a crescer, enquanto o excesso de humidade pode causar apodrecimento, danificando os seus pertences. Vejamos alguns problemas potenciais:
- Crescimento de bolor e mofo
Estes fungos microscópicos estão à nossa volta, mas nas zonas húmidas da casa, encontram as condições perfeitas para se instalarem e crescerem nas superfícies. Estes levam ao aparecimento de danos nos edifícios e nos materiais orgânicos.
- Pintura danificada e papel de parede a descascar
As paredes da sua casa são um local privilegiado para a formação de condensação, se a humidade elevada não for controlada. O problema é particularmente grave nas paredes exteriores, ao ser aqui que o ar quente e húmido encontra uma superfície mais fria.
- Apodrecimento de pavimento e mobiliário
A humidade excessiva em casa, resultante de uma humidade elevada, pode danificar os componentes de madeira, provocando manchas e uma deterioração ainda mais grave. Neste sentido, colocar móveis perto de paredes exteriores aumenta o risco de humidade persistente.
Os problemas persistentes de excesso de humidade podem, na pior das hipóteses, provocar danos irreversíveis no soalho de madeira e noutros acessórios de madeira.
Dicas para reduzir a humidade em casa
- Ventila a habitação abrindo as janelas;
- Coloca plantas no interior da tua casa;
- Estende a sua roupa no exterior da casa;
- Utiliza um exaustor na casa de banho e na cozinha, para utilizar enquanto tomas banho e cozinhas;
- Mantém o exaustor ligado enquanto estiver a cozinhar;
- Caso tenhas ar condicionado, usa o programa mais seco;
- Controla a temperatura, utilizando termostatos;
- Faz uma verificação periódica às tuas canalizações;
- Coloca absorventes de humidade nos quartos mais pequenos e nos armários;
- Mantém as zonas mais húmidas fechadas, para que a humidade não se espalhe para o resto da casa.