Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para pintar as paredes da tua casa

Dicas para pintar as paredes da tua casa

De tempos em tempos, pintar as paredes das divisões da tua casa é uma tarefa necessária, seja para trazemos uma nova personalidade à nossa casa ou fazermos a manutenção das diferentes divisões. Descobre como pintar as paredes da tua casa como um profissional.

Transformar o visual da tua casa não precisa ser trabalhoso nem caro. Muitas vezes, apenas alterando a cor das paredes já promove um ambiente novo, com outra atmosfera.

A pintura não tem de ser um trabalho estritamente para profissionais. Com as ferramentas e a preparação certas, podes aprender a pintar paredes como um profissional para uma atualização fácil da decoração das divisões da tua casa.

Nesse sentido, oferecemos-te algumas dicas sobre como pintar as paredes como um profissional.

5 dicas para pintar as paredes da tua casa

Prepara a superfície

Antes de tudo, elimina os obstáculos. De modo a permitir que navegues à vontade pelo espaço onde vais pintar, desloca a mobília para outra divisão. Depois cobre tudo o que não pode ser removido com folhas de plástico, deixando sempre um espaço livre de pelo menos 1 metro de largura e protege o chão. Proteger o chão vai poupar-te tempo e dores de cabeça a longo prazo, já que evita que qualquer tinta derramada se infiltre. 

Além disso, é necessário corrigir as imperfeições da parede antes de esta receber a tinta. Nesse sentido, deves inspecionar atentamente as paredes e os acabamentos para detetar imperfeições; e posteriormente, remenda os buracos, amolgadelas e ranhuras utilizando massa pronta nas paredes ou massa para madeira nos acabamentos.

Escolhe tintas e acessórios de qualidade

Trabalha com uma tinta de qualidade, pois a cobertura e a durabilidade serão pontos dos quais vale o investimento. Escolhe o tipo de tinta mais adequado para o ambiente. 

Tintas acrílicas são ideais para paredes internas, enquanto tintas esmalte oferecem maior resistência e durabilidade, sendo indicadas para áreas externas e superfícies mais sujeitas a atritos.

Além disso, opta por rolos de lã de carneiro, que proporcionam uma aplicação mais uniforme e suave.

Escolhe as cores certas

Há tantas opções de cores disponíveis no mercado para pintar as paredes da tua casa, que a pesquisa e escolha da tinta certa pode se tornar chata. 

Para evitar isso, começa por descobrir as características gerais da cor. Pretendes um tom quente ou frio? Neutro ou saturado? Se já tiveres mobiliário, também deves ter em conta a forma como a cor os irá complementar. 

Quando já tiveres uma noção daquilo que procuras, escolhe alguns tons e obtém amostras. Depois testa as cores para ver como ficam na divisão em diferentes alturas do dia. Caso não tenha essa opção, podes utilizar simuladores de cor online para visualizar o resultado.

Escolhe o teu método para pintar

Desde a preparação até à pintura, trabalha de cima para baixo na divisão, para obter os melhores resultados. Começa pelo teto e depois pinta as paredes de cima para baixo com o rolo. 

Antes de iniciares a pintura, faz o chamado “cutting in”, ou seja, pinta primeiro as bordas e cantos da parede com um pincel angular. Isso facilitará a pintura das paredes de cima para baixo com o rolo e garantirá um acabamento mais preciso.

Com o pincel, faz movimentos em forma de “W” na superfície — esta técnica permite espalhar a tinta de maneira uniforme. Em seguida, utiliza o rolo para preencher o restante da parede, sempre em movimentos verticais. De modo a evitar marcas indesejadas na pintura, evita pressionar demais o rolo.

Ventila a tua casa

Como o processo de pintura envolve pintar várias mãos de pintura na parede, vais ter de esperar que cada uma destas seque convenientemente. 

É necessário aguardar o tempo de secagem recomendado pelo fabricante da tinta. Esse período pode variar de acordo com o tipo e marca do produto, assim como as condições climáticas do ambiente.

Mas esperar que a tinta a secar não é divertido. Por isso, certifica-te de que o teu espaço está bem ventilado durante todo o projeto, abrindo as janelas e utilizando ventoinhas. Ao manteres a divisão quente e uma ventoinha a soprar vais definitivamente acelerar o processo de secagem. 

Evita pintar num dia húmido, pois a tinta demorará muito mais tempo a secar.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?