Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Japandi: tendência de decoração de interiores

Japandi: tendência de decoração de interiores

Com a chegada do novo ano, podes estar a pensar dar uma nova vida ao teu lar, mas não tens a certeza do estilo a adotar. Neste artigo mostramos-te um estilo que promete ser tendência em 2024 — o Japandi. 

O japandi é um estilo de decoração interior que já é uma tendência há uns anos e promete dar um toque especial ao antigo “minimalismo”, reforçando o uso de espaços funcionais e elementos essenciais. 

Este estilo de decoração interior mistura o estilo escandinavo com o minimalismo japonês, resultando em ambientes que dão prioridade ao minimalismo e à organização.

Japandi: a fusão entre o Hygge e o wabi-sabi

Os escandinavos costumavam empregar o conceito hygge, que representa o uso de itens que trazem sensação de conforto e bem-estar. Os japoneses, por outro lado, possuem a filosofia wabi-sabi, que valoriza a beleza daquilo que é natural e imperfeito.

Tanto no Japão como na Escandinávia, as pessoas adoram passar tempo na natureza e trazer a natureza para dentro de casa. Isto reflete-se no japandi, não só na utilização de materiais naturais como a madeira, a pedra, cimento, corda e o linho, mas também na utilização de formas orgânicas e na combinação de diferentes formas.

De uma forma geral, o design de interiores japandi utiliza cores neutras, materiais naturais e de alta qualidade e dá ênfase ao verde e à natureza. No entanto, de modo a descrever o conceito do japandi, primeiro temos de compreender o design japonês e escandinavo por separados:

Design de estilo japonês 

No design ao estilo japonês japoneses, verás frequentemente os seguintes elementos nos interiores das suas casas:

  • Ênfase em materiais orgânicos e naturais, como madeira, pedra, papel, algodão e rattan;
  • Uma paleta de cores neutras com ênfase em tons mais escuros e terrosos, como castanho e verde;
  • Decoração intencional e muitas vezes funcional, como livros, chávenas de cerâmica e vasos;
  • Espaços organizados; 
  • Luz natural.

Design de estilo escandinavo

No design de interiores escandinavo, utilizam frequentemente os seguintes elementos nos interiores das suas casas:

  • Ênfase nos materiais naturais, particularmente na madeira clara;
  • Uma paleta de cores neutras com ênfase nas cores mais claras, como o branco creme, o castanho claro de madeiras como a bétula;
  • Linhas limpas; 
  • Espaços organizados;
  • Luz natural.

Design de estilo japandi

Se estiveres interessado em trazer a tendência de design de interiores japandi para a tua casa deves começar por arrumar a casa e libertar-te dos itens inúteis, já a máxima do minimalismo é “menos é mais”.

Depois disso, decide quanto de cada estilo individual é incluído no visual final. Ao combinar os vários materiais que ambos os estilos utilizam, no estilo japandi temos uma gama mais ampla de têxteis e texturas. 

Como se pode ver pela lista acima, o design de interiores japonês e escandinavo têm muitas semelhanças. Ainda assim, os interiores japoneses utilizam tons neutros, mas incluem frequentemente mais cores escuras do que num design escandinavo simples. 

Por exemplo, podes optar por incorporar uma paleta de cores mais escura, cheia de pedras e madeira escura, para adotar um pouco mais do estilo japonês, ou optar por um estilo mais leve, se quiser um toque mais escandinavo.

Além disso, para um toque mais escandinavo, recomenda-se a criação de espaços que liguem o interior ao exterior, quer seja através de grandes janelas, ou mesmo através de plantas e vegetação. Para criar o ambiente quente e acolhedor do hygge escandinavo, coloca uma lareira como ponto central da sala, acende umas velas e utiliza cobertores macios no sofá, por exemplo.

Related posts
DicasLifestyle

10 erros comuns na utilização do micro-ondas

Casa & Decoração

Descobre como economizar energia com janelas em PVC

Casa & DecoraçãoLifestyle

Remodelações de casas de banho: tudo o que precisas de saber

DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado