Ainda não tínhamos tido a oportunidade de falar aqui sobre a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, mas uma vez que está prestes a acontecer e tens de estar preparado para estes dias, vamos contextualizar toda a informação:
O que é a JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. A edição de 2023 será realizada em Lisboa, dentro de poucos dias!
Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas, paroquiais, ou em casas de famílias.
Jornada Mundial da Juventude: De 1 a 6 de Agosto
Lisboa abre as portas à Jornada Mundial da Juventude no dia 1 de Agosto: Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.
Medidas de Segurança e Mobilidade:
Todo este acontecimento, requer uma logística grande de medidas de segurança e mobilidade para as JMJ.
Medidas de Segurança:
Para garantir a segurança em Portugal, e no recinto, uma das medidas de segurança mais importante a adotar está no controlo do espaço aéreo. Para isso, serão implementadas medidas de controlo e gestão do espaço aéreo, em especial a criação de quatro zonas de exclusão aérea em Lisboa e Fátima e limitações de exploração de 23 aeródromos.
Ainda relativamente ao controlo das fronteiras, existirão 21 pontos de passagem autorizados, que será feito com base em indicadores de risco e informações.
Toda a informação sobre segurança pode ser consultada aqui.
Medidas de Mobilidade:
O reforço da oferta foi consensualizado com a CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, Carris, Carris Metropolitana, Fertagus, Metro Transportes do Sul e Transtejo/Soflusa.
O reforço dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa, passará a disponibilizar diariamente mais 354.000 lugares em cada dia útil e mais 780.000 lugares nos dias do fim de semana, durante os dias de 1 a 6 de Agosto – semana em que ocorre a Jornada Mundial da Juventude.
Entre os dias 1 e 4 de agosto serão disponibilizados por dia mais 354.000 lugares, dos quais 119.000 no modo rodoviário, 90.000 em comboios, 143.000 em metro e metro de superfície e 2.000 em barcos.
Quanto aos dias 5 e 6, está prevista a disponibilização diária de mais 780.000 lugares, sendo 429.000 de modo rodoviário, 170.000 em comboios, 154.000 em metro/metro de superfície e 27.000 em barcos.
Toda a informação sobre a mobilidade pode ser consultada aqui.
Ainda para os mais curiosos, segundo uma nota divulgada pela Santa Sé, o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude, naquela que será a visita mais longa de um Papa a Portugal.