Sabias que podes lavar roupa de forma mais sustentável?
O tema da sustentabilidade está na ordem do dia, e cada vez mais é necessário adoptar medidas no nosso quotidiano para evitar impactos negativos no ambiente.
Uma das práticas mais comuns nas nossas casas, é a lavagem da roupa, que quando feita sem alguns procedimentos, pode ser um dos grandes contributos para o desperdício de água, recurso inapropriado de energia elétrica, entre outros… Por isso, no artigo de hoje vamos dar-te algumas dicas para que possas lavar roupa de forma sustentável!
Quantas máquinas de roupa são feitas por semana?
Uma família numerosa pode fazer em média cerca de uma máquina de roupa por dia, mas claro que este número pode também variar. No entanto, há algumas dicas que podem ser usadas para combater o desperdício e o gasto desnecessário de outros recursos.
Lavar roupa de forma sustentável é fácil e não custa nada, só tens mesmo de seguir alguns passos:
- Lavar roupa a baixas temperaturas ou água fria
Ainda que não seja toda a roupa que se deva lavar em água fria, grande parte pode ser lavada assim. Se a roupa não estiver muito suja e caso não sejam toalhas ou lençóis que devem ser lavados a temperaturas acima dos 40º, tudo o resto pode ser feito com água fria, até porque, a maior parte da energia de uma lavagem é investida no aquecimento da água. Desta forma, vais estar a ajudar a reduzir a pegada ecológica da tua casa.
2. Retirar manchas difíceis antes da lavagem
Ao fazeres este procedimento antes da lavagem na máquina, estás a garantir que as nódoas e manchas difíceis saem logo à primeira e assim evitas repetir a lavagem e usar mais vezes a máquina de lavar e a permitir que a mancha seja removida mais facilmente com uma pré lavagem e com um tratamento na nódoa ainda antes dela secar e se tornar um pesadelo para sair!
3. Utilizar a capacidade da máquina é importante
Cada máquina tem a capacidade para lavar um determinado número de quilos de roupa. Faz um bom uso dessa capacidade e lava o máximo de roupa que conseguires (nunca excedendo a carga máxima) , de forma a evitar fazeres tantas máquinas por semana. Junta o máximo de peças de roupa e lava a roupa de forma sustentável. Caso não uses a carga completa estarás a contribuir para o consumo de água e luz desnecessário porque os consumos serão iguais/idênticos ao da carga total da máquina.
4. Máquinas de lavar roupa com classe energética eficiente
Caso ainda não tenhas comprado uma máquina de lavar roupa com uma classe energética mais eficiente, assim que seja possível, faz essa mudança. Um modelo com maior eficiência energética, entre a A e A+++, será um equipamento que terá um investimento inicial mais elevado, é certo, mas a longo prazo vai permitir-te poupar água e energia, e permitir-se lavar roupa de forma mais sustentável, para além de ser bem mais amigo do ambiente.
5. Usa detergentes amigos do ambiente
Por último, mas não menos importante, é saber escolher os detergentes para a máquina que sejam amigos do ambiente.
Opta por produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis, contribuindo para a redução de desperdício e impacto positivo no planeta.
Muitos deles já os podes encontrar nos super e hipermercados, só tens de perder algum tempo a procurá-los e a fazer um bom uso, seguindo todas as indicações.