A sigla LGBTQIA+, já faz parte do dia a dia de todos, e representa as diversas minorias sexuais e identidade de género.
Cada letra da sigla representa uma identidade ou experiência única, refletindo a diversidade humana nos dias de hoje.
Ao longo da história, a comunidade LGBTQIA+ tem enfrentado desafios, conquistado direitos e promovido uma maior conscientização sobre as questões relacionadas com a sexualidade e com a identidade de género.
Sabes o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+?
A sigla LGBTQIA+ não é apenas uma abreviação, mas um símbolo de diversidade e inclusão. Ela representa a força de indivíduos e comunidades que se unem para criar um mundo mais respeitoso e igualitário para todas as orientações sexuais e identidades de género.
L – Lésbica (mulheres que sentem atração afetiva/sexual por outras mulheres)
G – Gay (homens que sentem atração afetiva/sexual por outros homens)
B – Bissexual (mulheres e homens que sentem atração afetiva/sexual por mais de um género)
T – Transexual/Transgénero (pessoas que se identificam com outro género que não aquele do nascimento. Conceito relacionado a identidade de género e não sexual/afetiva)
Q – Queer (pessoas que transitam entre os géneros feminino e masculino ou em outros géneros quais o binarismo não se aplica)
I – Intersexo (pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal não se encaixa na norma binária)
A – Assexual (pessoas que não têm atração sexual e/ou afetiva por outras pessoas)
+ – Envolve todas as diversas possibilidades de orientação sexual e identificação de género que existam
A história por detrás do LGBTQIA+
Ao longo dos séculos, indivíduos que não aceitavam as normas de género e sexualidade estabelecidas, enfrentaram desafios e humilhações, mas também moldaram as bases para o movimento que conhecemos hoje.
O século XX foi marcado por movimentos da comunidade. Em 1969, Stonewall, em Nova Iorque, desencadeou uma série de protestos e ações que são frequentemente considerados o catalisador do movimento moderno pelos direitos LGBTQIA+. Desde então, a comunidade tem lutado por direitos civis.
A inclusão de letras como “B” para bissexuais, “T” para transgêneros e “Q” para queer ampliou a representatividade da comunidade e trouxe à luz a complexidade das experiências individuais.
Este ano, em Portugal, realizou-se o 25º edição do Arraial Lisboa Pride 2023, o maior evento comunitário e associativo LGBTI+ em Portugal. A primeira edição aconteceu em Junho de 1997 e desde aí que tem vindo a ganhar força. É a maior e mais participada festa de Lisboa, tendo contado com mais de 100.000 visitantes nos últimos dois anos.