A Louis Vuitton irá realizar um desfile, esta terça-feira, de apresentação da nova e última coleção do diretor criativo, Virgil Abloh, que faleceu no passado domingo, dia 28, vítima de cancro.
Como forma de homenagear o recém-falecido diretor criativo, Virgil Abloh, a Louis Vuitton vai apresentar a última colecção de Primavera/Verão do criador. Segundo comunicado da marca de luxo, o desfile terá lugar hoje, em Miami, pelas 17h30 (22h30 em Portugal Continental) e será “um tributo à vida e legado de um génio criativo”.
O anúncio desta apresentação em homenagem a Virgil Abloh foi divulgado nas redes sociais da Louis Vuitton, onde a marca francesa partilhou um vídeo de uma criança, numa bicicleta, a saltar para um balão de ar quente, criando uma alusão à partida do diretor criativo de moda masculino.
View this post on Instagram
Michael Burke, CEO da Louis Vuitton, em comunicado, mencionou que “Virgil era não só um amigo, excelente colaborador, génio criativo, visionário e disruptor, mas também um dos melhores comunicadores culturais dos nossos tempos”, lamentou o CEO da Louis Vuitton, Michael Burke, no comunicado.
Virgil Abloh ficou para a história como sendo o primeiro grande criador negro, que tinha como objetivo a afirmação das culturas afro-americanas, a alcançar um dos patamares mais cobiçados do mundo da moda.
O designer tinha, também, a sua própria marca, “Off-White”, que foi comprada pelo conglomerado de luxo “LVMH”, no verão de 2021.
Virgil Abloh encontrava-se na posição de diretor criativo da Louis Vuitton desde 2018, primando por uma abordagem criativa com mensagens de inclusividade e igualdade de género, tendo sido apelidado de “rei do streetwear de luxo” e distinguido, em 2017 e 2018, com o prestigiado prémio “Urban Luxe” dos “British Fashion Awards”.
Abloh foi, durante quase duas décadas, consultor de arte de Kanye West, oferecendo a sua opinião ao famoso rapper relativamente a capas de discos e cenários de concertos ao vivo.
Virgil Abloh faleceu no passado domingo, aos 41 anos de idade, vítima de um cancro que combatia, de forma privada, à vários anos. A notícia foi divulgada pela família do designer numa publicação nas redes sociais do mesmo, referindo que o diagnóstico de um tumor maligno raro situado ao nível do coração, de nome angiossarcoma cardíaco, apareceu em 2019.
View this post on Instagram
O criativo era casado com Shannon Abloh e pai de Lowe e Grey.
Escrito por João Serra