O novo ano letivo está a chegar e com ele vem o desafio do regresso às aulas para as crianças, depois de quase dois meses de férias.
O regresso às aulas é um momento emocionante, mas também pode ser um período de ajustes e desafios para os mais novos.
Para além de ser uma data importante, marca o início de um novo ano letivo repleto de oportunidades de aprendizagem, brincadeira, novos hábitos e novos colegas.
Esta transição anual desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional e pessoal das crianças e dos estudantes e traz uma série de benefícios importantes.
A escola é um ambiente onde as crianças têm a oportunidade de interagir com outras crianças, construir amizades e aprender a brincar e a trabalhar em equipa.
Este espaço, tão importante para a criança e onde ela passa grande parte do tempo, tem uma ampla variedade de atividades extracurriculares, como desporto, ciências, línguas estrangeiras e música, que enriquecem a experiência educacional e permitem que as crianças explorem os seus interesses e talentos. Por isso, é indispensável preparar a criança ou o adolescente para o regresso às aulas e à nova rotina.
Para isso, estruturamos algumas dicas importantes para um regresso tranquilo, feliz, planeado e acima de tudo, saudável para todos.
#1. Estabelecer uma rotina: As crianças precisam de ter rotinas previsíveis. Definir horários para acordar, estudar, brincar e dormir é muito importante para a criança e isso vai ajudar bastante no processo de segurança e estabilidade.
#2. Preparação: Organizar os materiais escolares com antecedência: Verificar a lista de materiais fornecida pela escola e fazer as compras necessárias e deixar a criança ou o adolescente participar em todo o processo para se começar a ambientar do que está para vir!
#3. Comunicação em casa: A comunicação em casa entre pais e filhos é extremamente importante. Falar sobre as emoções, preocupações e até receios sobre o regresso às aulas ou da vida escolar no geral ajuda a reforçar a segurança dos mais novos.
#4. Sono adequado: É necessário garantir que os nossos filhos dormem as horas necessárias e que tenham um sono reparador e descansado.
#5. Incentivar a autonomia: Para o regresso às aulas é muito importante que as crianças comecem a assumir responsabilidades diárias como arrumar a mochila, fazer os trabalhos de casa, e até preparar o lanche, se for o caso. Pequenos gestos fazem com que assumam responsabilidade aos poucos e isso dá desenvolve a independência e o senso de responsabilidade das crianças para o ano letivo.
#6. Tempo de qualidade: Por último, mas extremamente importante para qualquer que seja a ocasião: Dedicar tempo de qualidade com os filhos depois da escola, com atividades em família, é crucial. Por mais que o dia tenha sido cansativo, procura estes pequenos momentos para uma reflexão sobre o dia, aproveitem para se sentarem à mesa todos juntos à hora de jantar.