Todos sabemos que poupar na conta da água permite-nos amealhar. Como diz o povo, grão a grão enche a galinha o papo. Ora, no seio familiar, deve haver respeito pela gestão do orçamento, que é uma grande responsabilidade. Existem várias despesas exageradas que podem ser reduzidas com algumas estratégias. Poupar na conta da água pode ser simples e eficaz.
Dicas para poupar na conta da água
Uma das áreas em que podemos intervir com resultados visíveis é na conta da água. Existem algumas estratégias para poupar na conta da água que permitem aliviar o peso dessa despesa ao final do mês. Conseguindo assegurar essa poupança todos os meses do ano, certamente que se consegue assegurar uma boa maquia final do ano.

1. Diga não à banheira
Embora seja uma experiência agradável tomar um banho de imersão após um dia de trabalho cansativo, evite fazê-lo e opte por um duche. É fundamental compreender que encher a banheira para um banho de imersão revela-se uma opção que implica um gasto excessivo de água.
Os valores são substancialmente superiores ao de um mero duche. A banheira implica um gasto de cerca de cinco vezes mais água. Além disso, quando está a tomar duche, tenha o cuidado de fechar a torneira, enquanto se ensaboa. O mesmo deve ser feito enquanto lava a cabeça.
2. Lavar a louça
Se tiver máquina de lavar louça, use-a. É a melhor opção. Embora também implique um gasto de eletricidade, permite uma poupança de água significativa, especialmente se optar por modelos de eletrodomésticos eficientes.
Contudo, caso não tenha, deve lavar a louça manualmente com estratégia. Lembre-se, enquanto lava a louça à mão, desligue a torneira.
Outra estratégia que permite poupar água quando está a realizar esta atividade doméstica consiste em encher o lava-louça. Passe o detergente na louça com a ajuda da esponja, sempre com a torneira desligada. Posteriormente, ligue a torneira quando necessitar de retirar o excesso de espuma.
Invista também em produtos melhores. Um bom detergente e eficaz não implica a necessidade de gastar tanto líquido. Desta forma, cada lavagem implicará menos produto. Logo, poupará água, tempo e dinheiro.
3. Lavar na máquina com estratégia
Fazer máquinas de lavar com estratégia implica somente colocar as mesmas a funcionar quando estas estão cheias. Independentemente de se tratar de lavar louça ou roupa, elas só devem ser feitas quando estão cheias. Caso contrário, implicam um gasto escusado, levando à necessidade de as usar mais vezes ao longo da semana.
Se não quer ter um consumo de água (e de energia) a pesar demasiado na carteira ao final do mês, não faça máquinas apenas com metade da capacidade. Outra estratégia importante consiste em conhecer bem os programas da máquina. Pode ser útil optar pelo modo eco para garantir mais poupança.
4. Lavar os dentes ou as mãos com estratégia
Infelizmente, as pessoas tendem a lavar os dentes ou as mãos sem estratégia. Enquanto fazem a lavagem, deixam a torneira aberta, promovendo o desperdício de água.
No momento de fazer a lavagem das mãos, aplique o sabonete e, só depois, ligue a torneira. Na lavagem dos dentes, até pode usar um pequeno copo com água que permite gerir melhor a quantidade que se gasta nessa atividade.
5. Reparar fugas e torneiras com perdas de água
É importante andar atento a torneiras e chuveiros pois, quando eles apresentam problemas, podem levar a um desperdício contínuo de água.
Sempre que identifique um problema desse género, repare fugas e torneiras com perdas de água. Tenha em conta que uma torneira a pingar pode implicar o desperdício de uma quantidade significativa de até 5 litros de água por dia!

6. Usar torneiras e chuveiros eficientes
Uma boa estratégia para reduzir o consumo diário de água consiste em investir em torneiras com reguladores de caudal. Estes itens permitem poupar bastante água (até 50%), mantendo igual sensação de pressão de água.
Além de serem baratos, os reguladores de caudal são muito fáceis de instalar. Uma misturadora termostática permite poupar água no duche. Consegue-se evitar o desperdício de alguns litros por duche, porque ela aquece muito mais rápido.
7. Usar autoclismos económicos
Investir numa descarga dupla para o autoclismo é uma excelente estratégia para poupar água. Segundo alguns estudos, em comparação com o modelo tradicional, a poupança de água com estes autoclismos económicos situa-se entre 45 % e 60 % por ano, o que significa uma poupança de 5000 litros de água por ano!
8. Lavar o carro
Embora muitas pessoas optem por lavar o seu carro com longas mangueiradas, esta não é a melhor estratégia para quem procura poupar água. Opte por recorrer a um balde com água e a uma esponja. A mangueira somente deve ser usada no final, servindo para enxaguar.
9. Recolher a água da chuva
A água da chuva pode ter muita utilidade e ajuda a impedir que se recorra à água da canalização. Pode ser usada para diversos fins: lavar o carro, lavar o pátio, regar as plantas, lavar o chão da casa, entre muitos outros fins.
10. Reaproveitar a água
No reaproveitar está o ganho. Esta estratégia é fundamental para garantir uma poupança de água. Existem várias possibilidades em que se pode poupar água. Por exemplo, a água fria que sai inicialmente da torneira após ligar o chuveiro e que tende a ser desperdiçada. Em vez de ficar a ver a água a ir pelo ralo enquanto espera que saia água quente, recolha essa água para um balde e use-a para outros propósitos. Além disso, a água do banho do bebé pode ser usada no autoclismo.
Outro exemplo, a água de cozer legumes para fazer caldos pode ser guardada para outra refeição, como cozer uma massa ou fazer uma sopa. Também pode aguardar-se que fique fria, sendo utilizada para regar plantas.
Como se teve a oportunidade de testemunhar ao longo do artigo, não faltam estratégias simples e eficazes que permitem assegurar a poupança de água. Poupar água é fundamental, não apenas para garantir mais euros no final do mês, mas também para proteger o nosso planeta, deixando-o mais sustentável.
