São vários os motivos que levam alguém à criação do próprio emprego, seja por estar numa situação mais desfavorável, estar insatisfeito com o emprego atual ou até porque tem um sonho. Em qualquer um dos casos, planear um negócio pode ser complicado, por isso reunimos um conjunto de dicas para o ajudar.
Por onde começar?
Caso não saiba por onde começar, levante as seguintes questões:
- Objetivo: Qual o objetivo do seu negócio? Qual o objetivo do seu produto ou serviço?
- Público alvo: Qual é o mercado alvo e como pode conquistá-lo?
- Criar próprio emprego ideias: A sua ideia de negócio é única? Em que se diferencia a sua ideia da concorrência?
- Viabilidade económica: É possível obter lucros com a sua ideia de negócio?
Investigue o mercado
Depois de responder a todas as questões acima mencionadas, recomendamos que faça um estudo de mercado. Investigue o que está a ser feito dentro da área em que pretende investir e aprenda o máximo possível sobre ele. Veja os casos de sucesso e como se pode aproximar deles.
Crie um modelo de negócio
Crie um modelo de negócio bem estruturado, com uma estratégia e metas bem definidas. Este documento deverá ser coerente e completo e deverá mencionar:
- Como pretende gerar receita e acrescentar valor para o cliente
- As características diferenciadoras do produto/serviço
- As necessidades que pretende suprir
- Os segmentos de mercado
- As estratégia de mercado
- Os canais de distribuição
- A relação com os clientes
- A estrutura de custos
- As atividades, principais parceiros e recursos chave
Elabore um plano de negócio
Depois de desenvolver o modelo de negócio, deverá elaborar o plano de negócio:
- Descreva os objetivos do seu negócio
- Anote quais os passos a dar
- Registe que recursos devem ser utilizados, para que os objetivos sejam alcançados
Este documento irá permitir avaliar a rentabilidade dos seus investimentos e com ele poderá procurar financiadores.
Procure apoios e financiamento
Após ter criado o seu plano de negócio, poderá procurar apoios e financiamento. Atualmente, em Portugal, existem algumas opções de programas de apoio a nível financeiro, fiscal e jurisdicional para a criação de micro e pequenas empresas:
Portal dos Incentivos
O Portal dos Incentivos, reúne um conjunto de informações que poderão ser bastante úteis para quem procura criar o próprio emprego. Lá poderá consultar os vários incentivos e algumas medidas de apoio ao empreendedorismo.
Garantia Jovem
Direcionado para um público dos 18 aos 29 anos, o portal Garantia Jovem ajuda a encontrar uma proposta de emprego em Portugal ou até no estrangeiro. Lá poderá consultar os apoios e incentivos para a criação do próprio emprego ou empresa.
IEFP
No site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderá encontrar um conjunto de instrumentos de promoção do empreendedorismo através de apoios à criação de empresas e do próprio emprego, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e no âmbito do programa Investe Jovem.
IAPMEI
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação é um instituto público que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial.
Na página do IAPMEI estão reunidos os vários apoios ao empreendedorismo, para pequenas e médias empresas, distribuídos por diferentes áreas.