Já alguma vez ouviu falar de employer branding? É uma ferramenta que gere a atração para recrutar talentos, gestão de talentos e retenção de talentos, e está diretamente ligada à cultura e à estratégia da empresa.
As empresas são conhecidas por diversos fatores, entre eles, os produtos que vende, os serviços que oferece, o impacto na sociedade, etc. Para atrair candidatos às suas vagas de emprego, as empresas têm de adotar um conjunto de estratégias com a intenção de projetar e agregar valor no mercado. É aí que surge o employer branding – ferramenta que gere a atração para recrutar talentos, gestão de talentos e retenção de talentos, e está diretamente ligada à cultura e à estratégia da empresa.
Mas afinal em que consiste o employer branding?
Segundo Susana Barata, Employer Branding tem por base o conceito de EVP – Employer Value Proposition – conjunto de atributos de uma organização que dão origem à percepção do seu valor como marca empregadora. É esta percepção que diferencia uma empresa da outra, tornando-a mais atractiva para potenciais e atuais colaboradores.
Susana acrescenta, Employer Brand de uma marca/organização está representada em tudo aquilo que fazemos e como o fazemos, desde a forma como nos apresentamos no website de carreiras, à estrutura de uma entrevista, ao acolhimento realizado pelos colegas no primeiro dia, às oportunidades de formação e desenvolvimento disponíveis, ao ambiente de trabalho, etc..
E que departamento é responsável pelo Employer Branding?
A estratégia de Employer Branding é normalmente definida pelo departamento de Recursos Humanos, mas idealmente deverá ser pensada e gerida de forma colaborativa com os departamentos de Comunicação Interna, Comunicação Externa, Marketing e em parceria com outros stakeholders relevantes.
Como promover o EVP da empresa?
As feiras de emprego, os posts nas redes sociais e as campanhas são excelentes canais de comunicação do EVP que não devem ser descurados numa estratégia de Employer Branding. No entanto, devem fazer parte de uma estratégia integrada, com objetivos concretos e a longo prazo, reavaliados de acordo com as prioridades estratégicas da organização.
Como definir uma estratégia de Employer Branding?
- Analisar
Comece por analisar a missão, visão, valores da empresa e o alinhamento com a estratégia de Recursos Humanos e ou estratégia global de Employer Branding.
- Identificar
Recolha dados acerca da EVP, ou seja, a percepção interna e externa acerca da proposta de valor da empresa. Para fazer essa recolha, poderão realizar-se surveys ou utilizar-se outros recursos já disponíveis, como os resultados de estudos de clima ou satisfação. A análise mais profunda destes resultados consegue-se através de focus group e ou workshops.
- Implementar
Desenhe e implemente um plano de ativação deste EVP que terá por um lado um foco interno, e um plano de ativação externo com ações definidas a curto, médio e longo prazo, bem como deverão ser criadas mensagens de comunicação internas e externas.
- Avaliar
Avalie a sua estratégia anualmente e ou de acordo com os timings e KPI ‘s definidos, deverão ser avaliadas as iniciativas implementadas e o seu nível de impacto na empresa, bem como definidas e planeadas as ações de ativação a implementar no plano seguinte.