Quantcast
AutomóveisManutenção

Por que é que o carro não pega? Principais motivos

carro não pega

O carro é um veículo que se tornou fundamental no nosso quotidiano. Ele permite-nos levar os filhos à escola, fazendo ainda o percurso para o trabalho. A comodidade faz com que atualmente boa parte das famílias tenha (pelo menos) um automóvel. Apesar de facilitar a nossa vida, o carro também pode revelar-se uma dor de cabeça, especialmente quando dá problemas. Alguns até podem ser bem dispendiosos. Constatar que o carro não pega, após colocar a chave no carro e rodar, revela-se um acontecimento frustrante.

O dia estraga-se quando se gira a chave na ignição e nada acontece. Este é um dos problemas mais comuns. Já aconteceu com muitos dos automobilistas que partilham a estrada contigo. Não é fácil encontrar uma solução para este problema, pois trata-se de algo que pode acontecer por diferentes razões. Saber encontrar uma solução eficiente para resolver o problema permite economizar tempo e dinheiro. Descobre alguns dos principais motivos que podem originar o problema do carro que não pega. 

Dificuldades no sistema de combustível

Naturalmente, para o motor do carro funcionar adequadamente, é indispensável haver combustível. Caso existam problemas no sistema de combustível, o carro pode ter dificuldades em dar partida ou não pegar de todo. 

Por exemplo, ter a linha de combustível obstruída, apresentar o filtro de combustível sujo ou haver falhas na pressurização do sistema são possibilidades de problemas que podem dificultar o arranque do automóvel. 

Danos na bateria

A primeira coisa que deves verificar quando o carro não pega é o estado da bateria. Este elemento é indispensável para o funcionamento do carro, porque fornece energia elétrica que permite iniciar o motor do veículo.

Caso a bateria se encontre descarregada, o carro não terá energia suficiente para ligar. Este é um problema comum. Há muitas pessoas que se esquecem e abandonam o carro, deixando-o com as luzes ligadas ou o rádio ligado, por exemplo. 

A bateria descarrega devido ao uso prolongado de algumas funções do carro sem ligar o motor, como os exemplos dados anteriormente. Quando a bateria é antiga poderá ser sinal de que necessita de ser substituída.

Falhas no sistema ou nas velas de ignição

Outro elemento essencial no automóvel é a ignição, que permite iniciar a combustão dentro dos cilindros do motor. O carro terá dificuldades em iniciar, caso existam problemas na bobina de ignição, no distribuidor ou velas de ignição ou nos cabos de velas.

O mesmo acontece quando o sistema de injeção de combustível apresenta falhas. O motor pode não pegar, caso se verifiquem problemas como um injetor obstruído ou uma bomba de combustível defeituosa.

Temperaturas negativas

As baixas temperaturas também podem desencadear esse problema no carro, durante as estações mais frias do ano. As temperaturas baixas podem afetar o arranque do motor. Isso acontece sobretudo em caros a diesel. 

O frio e a humidade podem causar vários problemas, nomeadamente dificultar o contacto dos bornes ou afetar a carga da bateria (que pode perder cerca de 1/3 da capacidade total). Recomenda-se assim que nos dias mais frios de inverno, estaciones o carro num estacionamento coberto ou garagem, para protegeres o motor.

Defeitos no imobilizador

Existem diversos carros modernos equipados com um sistema de imobilização que impede o motor de arrancar sem a chave correta. O mesmo problema pode acontecer devido a um problema de segurança. 

Caso o imobilizador se apresente com defeito, o carro não ligará. Quando tal acontece, 

deves verificar se a chave se encontra a funcionar corretamente ou procurar assistência de um profissional.

Mau funcionamento do motor

Esta é a possibilidade que se teme, pois é a mais grave e dispendiosa. Os problemas no motor podem manifestar-se de diferentes formas, nomeadamente.

  • Quando o motor não arranca, isso pode significar que aconteceu uma das possibilidades anteriormente referidas.
  • O motor gira, mas não pega. Nesses casos, é provável que o motor não esteja a conseguir converter a energia elétrica em energia mecânica. É, por isso, que podes ouvir o barulho do motor de arranque, mas não o motor de combustão.
  • O motor liga, mas notas um cheiro a queimado. Pode haver problemas no motor de arranque relacionados com o superaquecimento.
  • O carro não pega e ouves ruídos estranhos ou apenas um clique ao girar a chave. Pode haver uma falha na conexão entre o motor de arranque e a transmissão.

Nestes casos, recomendamos uma visita a uma oficina da tua confiança. Existe pessoal especializado que pode fazer um diagnóstico técnico ao veículo o quanto antes.

Related posts
AutomóveisManutenção

Ruídos irritantes no carro: o que são e como eliminá-los

AutomóveisDicas

Limpeza perfeita do carro: truques para um automóvel impecável 

AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados

AutomóveisDicas

O que fazer ao abastecer com o combustível errado