Realizada por João Gonzalez, a curta-metragem de animação de produção portuguesa, “Ice Merchants”, foi nomeada para os Annie Awards, na categoria de Melhor Curta-Metragem, sendo de notar que estes são apelidados de “Óscares” da animação.
O vencedor do prémio será anunciado no dia 25 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na 50ª edição da gala, que se encontra dividida em 32 categorias. Para Melhor Filme estão nomeadas as produções “Turning Red – Estranhamente Vermelho”, da Pixar, “Pinóquio de Guillermo del Toro” e “The Sea Beast”, da Netflix, “O Gato das Botas: O Último Desejo”, da Dreamworks, e “Wendell & Wild”, uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.
A produção lusa vai competir com “Amok”, de Balázs Turai, “Black Slide”, de Uri Lotan, “Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen, e “The Flying Sailor”, de Amanda Forbis e Wendy Tilby.
“Ice Merchants” encontra-se também na lista de filmes nacionais pré-candidatos aos Óscares, com o anúncio da lista final agendado para o dia 24 de janeiro. “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves; e “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo são outros dos projetos pré-candidatos, sendo que nunca nenhum filme português concorreu numa “fase final” de um Óscar.
O terceiro filme de João Gonzalez aborda a relação entre um pai e um filho, que produzem gelo numa casa localizada numa montanha, de onde saltam de paraquedas todos os dias para vender a sua mercadoria. A curta-metragem não conta com qualquer narrador ou diálogos, oferecendo um ambiente composto por música e imagens desenhadas.
“Ice Merchants” teve estreia mundial na Semana da Crítica de Cannes, em França, em 2022, tendo sido premiado. Desde então, recebeu vários outros prémios em festivais de cinema. Foi também selecionado para a competição de curtas-metragens de animação do South By Southwest (SXSW), um festival norte-americano que terá lugar em março em Austin, no Texas.