A computação quântica é uma das tendências tecnológicas para 2023 e apesar de ainda estar num campo desconhecido entre a teoria e a prática, a sua utilização no mundo real é cada vez mais próxima.
Comecemos então por desmistificar dois conceitos básicos que compõem este ramo da informática:
- A palavra quântica corresponde à mecânica quântica usada pelo sistema por forma a calcular as saídas. No mundo da física, um quântico é a unidade mais pequena possível de qualquer propriedade física das partículas atómicas ou subatómicas (eletrões, neutrinos e fotões).
- O qubit é a unidade básica de informação que têm uma função semelhante aos bits da computação clássica, mas com um comportamento diferente. Enquanto os bits clássicos são binários e só podem conter uma posição de 0 ou 1, os qubits podem manter uma sobreposição de todos os estados possíveis. Assim na computação quântica um qubit pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo e em diferentes proporções.
Estas duas características permite criar supercomputadores com uma mecânica quântica que superam as limitações da informática clássica como por exemplo: um computador quântico de apenas 30 qubits pode realizar 10 trilhões de operações por segundo, ou seja, 5,8 trilhões a mais do que a consola Playstation mais potente do mercado.
Então, o que difere a computação quântica e tradicional?
Estes dois ramos da informática funcionam como mundos paralelos, com algumas semelhanças, mas principalmente com grandes diferenças:
- Linguagem de programação:
A computação quântica não tem um código próprio para programação, utilizando o desenvolvimento e implementação de algoritmos muitos específicos. Enquanto a informática tradicional uma linguagem padronizada: Java, HTML, SQL entre outras.
- Funcionalidade:
Um computador quântico, por todas as razões, não é algo a ser usado no cotidiano, como um computador pessoal. Estes supercomputadores são muitos complexos e apenas usados em ambientes corporativos, científicos e tecnológicos.
- Estrutura:
Ao contrário de um computador tradicional, os computadores quânticos não têm memória, nem processadores. Utilizando um conjunto de qubits base para o seu funcionamento.
Quais seriam as vantagens práticas da utilização destes computadores quânticos?
Existem algumas áreas que teriam enormes vantagens na sua utilização: a segurança informática, a biomedicina (desenvolvimento de novos medicamentos), o desenvolvimento de novos materiais, sistemas de deteção de fraudes, entre muitos outros.
No entanto, a computação quântica também acarreta alguns riscos, sendo um dos principais a segurança de sistemas encriptados, pois com a sua capacidade de processamento elevada, poderá ter acesso a dados protegidos por sistemas de encriptação.