Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Profissões do Futuro: as tendências para 2023

profissões

O início do ano é sempre uma fase de recomeços e novas aventuras. Se está agora a entrar no mundo do trabalho ou se está à procura de um novo desafio profissional é essencial que se informe em relação à situação do mercado de trabalho. Investir nas áreas onde se prevê um maior crescimento pode ser uma forma de alcançar o tão desejado emprego estável com direito a progressão na carreira. Para o ajudar na procura juntamos algumas profissões do futuro que vão ser tendência em 2023.

Profissões do futuro

A tecnologia estará no centro de todas as áreas profissionais. A facilidade que ela traz aos processos e ao dia-a-dia das empresas faz com que a própria tecnologia seja por si só uma tendência no mercado de trabalho. O que é certo é que cada uma das profissões que apresentamos de seguida está relacionada direta ou indiretamente com os avanços tecnológicos e com a passagem dos negócios para o universo digital.

  • Técnicos de cibersegurança e especialistas em segurança de dados

Com os negócios a utilizarem cada vez mais ferramentais digitais torna-se primordial investir na segurança dos dados. Os ciberataques podem causar graves prejuízos às empresas e por isso vale a pena investir em especialistas que saibam desenvolver estratégias para proteger os dados e responder a ameaças à segurança dos mesmos. 

  • Especialista em SEO e criadores de conteúdo

A transferência dos negócios para o digital vem aumentar a procura dos especialistas em Search Engine Optimization. A competição online é enorme e só através do conhecimento destes especialistas é possível manter taxas de conversão satisfatórias e alcançar o topo na página de pesquisa dos motores de busca. 

Para ajudar a manter a presença online dos negócios prevê-se a aposta nos criadores de conteúdo. Saber editar vídeos e fotografias e saber como gerir redes sociais é, por isso, uma mais-valia.

  • Especialistas em design UX

O consumidor atual tem exigências elevadas, daí a importância da aposta em estratégias que ajudem a melhorar a experiência do utilizador, como é o caso do design UX. Em 2023 uma das tendências será encontrar formas de alinhar os produtos e serviços oferecidos com as necessidades e exigências do consumidor. 

  • Analistas de dados

Os dados assumem cada vez mais um papel de destaque no desenvolvimento e crescimento dos negócios. O cruzamento de dados tem um valor inestimável no desenvolvimento e avaliação do sucesso de algumas estratégias e pode ser até uma forma de alcançar uma posição de destaque em relação à concorrência. Neste cenário torna-se primordial acrescentar às equipas de trabalho especialistas na recolha e análise de dados.

  • Programador

A programação é outra das áreas apresentada como profissão do futuro. Com o aumento do número de softwares e aplicações torna-se indispensável contratar quem os saiba não só compreender como desenvolver. Dominar as principais linguagens de programação é visto como uma competência chave nos dias de hoje, independentemente da área de trabalho.

Estas são algumas das profissões mais promissoras do mercado. Arrisque e comece uma nova aventura ainda em 2023.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoDicasFormação & Carreira

Colega de trabalho: como permitir um bom ambiente

CarreiraFormação & Carreira

Procura de emprego: porque deves fazer uma pausa

DicasFormação & Carreira

Como reduzir as distrações no trabalho

CarreiraDicasFormação & Carreira

5 erros que podem sabotar a tua carreira