A 36ª edição do World Solar Challenge é já em outubro, trazendo-nos uma competição de carros movidos a energia solar com uma rota de 3.000km.
A marcar presença há mais de três décadas (primeira edição em 1987), o World Solar Challenge oferece o melhor da competição entre carros movidos a energia solar, desta vez com um percurso de cerca de 3.000km, entre Darwin e Adelaide, na Austrália.
De acordo com o regulamento da prova, as equipas participantes devem construir os seus próprios veículos movidos a energia solar e ter a disponibilidade de percorrer a rota no local destacado.
São esperadas, no total, três categorias de veículos, sendo que as equipas envolvidas costumam até receber contratos com patrocinadores, desde universidades e empresas que desejam investir e auxiliar na criação dos automóveis.
A três categorias do World Solar Challenge são as seguintes:
- Challenger: Composta por veículos construídos para serem altamente eficientes e completarem a totalidade do percurso (3.000km). Os carros que se inserem nesta categoria podem incluir um painel solar de até quatro metros quadrados, devendo ter um máximo de 5 metros de comprimento e 2,2 metros de largura. Para vencer, é necessário acabar o percurso em primeiro lugar;
- Cruiser: Composta por veículos mais simples que são avaliados pelo seu design e desempenho. Nesta categoria, os automóveis devem ter as mesmas dimensões da Challenger, podendo, no entanto, carregar um painel solar de até cinco metros quadrados. Para vencer a prova, os participantes devem completar três percursos de 1.200km com recurso a uma única carga.
- Adventure: Menos regras, mais diversão! Permite conceitos e designs de carros mais versáteis e diversificados, possibilitando ainda o uso de veículos de outras edições do World Solar Challenge.
De acordo com o website do evento, o objetivo da competição é “estimular a pesquisa e o desenvolvimento do transporte rodoviário sustentável”. O World Solar Challenge terá lugar entre 22 e 29 de outubro de 2023.