No dia 15 de setembro (às 02:40, no horário de Portugal) começa um novo ciclo lunar, com a Lua Nova a 21°58’ de Virgem.
A Lua Nova em Virgem proporciona-nos a oportunidade de iniciarmos um novo ciclo de aperfeiçoamento pessoal, a partir da introspeção e discernimento do que precisamos de melhorar.
Esta lunação faz oposição a Neptuno (em Peixes) e enquadra-se num grande trígono com Úrano (em Touro) e Plutão (em Capricórnio), formando uma configuração planetária “Papagaio”. O regente de Virgem – Mercúrio – encontra-se estacionário, neste mesmo signo, e oposto a Saturno.
A proposta é, assim, para libertarmo-nos dos medos, ilusões e expetativas de perfeição; e utilizarmos o sentido crítico, que as energias em Virgem nos proporcionam, para nos analisarmos e encararmos o mundo com mais objetividade, evitando a exigência irracional que tende a repercutir-se na falta de confiança em nós próprios e em relação ao exterior.
Estas são algumas questões que podem ajudar-nos a definir os nossos objetivos para este ciclo lunar: “Quanto investimos no nosso processo de desenvolvimento pessoal?”, “Qual a nossa capacidade de autoanálise?”, “Quão realistas são as nossas expetativas, em relação a nós próprios e aos outros?”, “Utilizamos a nossa capacidade crítica para procurar melhorar, ou para apontar falhas?”, “Como lidamos com as “imperfeições”, nossas e dos outros?”, “Qual a nossa capacidade de aceitarmos que somos todos seres no seu percurso evolutivo?”.