
Palavras-chave para este mês: Reflexão, Partilha afetiva, Concretização
[Maio 2023]
Neptuno, em trânsito por Peixes, tem feito oposição ao Sol dos nativos de Virgem, confrontando a sua capacidade analítica e pragmatismo com energias de elevada sensibilidade emocional e idealismo, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 15 e 19 de setembro. Se é o seu caso, pode notar uma redução da sua vitalidade física, mal-entendidos nas relações e processos de ilusão e desilusão, pelo que, deve cuidar do seu corpo e da sua saúde, ser o mais claro(a) possível na interação com os outros e dar a si mesmo(a) tempo para avaliar corretamente as pessoas e situações com que se depara. Por outro lado, este é um trânsito muito propício para desenvolver a sua dimensão espiritual e, assim, melhorar a integração entre a razão e o sentimento.
O mês de maio começa com o Sol e Mercúrio (regente de Virgem) em Touro (signo em trígono com Virgem), o que favorece o seu sentido prático, dedicação, capacidade de produção e a prudência na sua expressão.
Na primeira metade do mês, Mercúrio encontra-se em movimento retrógrado, convidando-o(a) a abrandar o ritmo e dedicar-se mais ao estudo, à análise e à reflexão; e pedindo-lhe que analise a concordância das suas formas de expressão com os seus valores pessoais, a importância que dá ao conhecimento baseado na experiência prática e o nível de consistência e pragmatismo com que se expressa. Logo no dia 2, a conjunção de Mercúrio com o Sol estimula as suas capacidades de análise, aprendizagem e comunicação, particularmente em relação a ideias concretas e questões práticas.
Vénus em Gémeos (signo em quadratura com Virgem), até dia 7, tende a desafiá-lo(a) a valorizar mais a interação social e a diversificação de conhecimentos e interesses. A entrada de Vénus em Caranguejo (signo em sextil com Virgem) coloca-o(a) mais em contacto com a sua sensibilidade emocional e pode aumentar a tendência para procurar segurança afetiva nas suas relações próximas. Enquanto Marte, também em Caranguejo até dia 20, lhe propõe que baseie mais a sua confiança pessoal nos seus valores e recursos internos, de modo a reduzir a suscetibilidade ao ambiente exterior.
De 12 a 19 de maio, Mercúrio faz sextil com Saturno, facilitando a organização e eficácia na sua expressão e atividade.
Entretanto, Mercúrio passa a movimento direto, no dia 15, propondo-lhe que retome o seu ritmo habitual, melhorando a sua forma de expressão, através da harmonização do seu pensamento lógico com a intuição e a sensibilidade emocional, do seu realismo com a capacidade imaginativa e do seu conhecimento direto com a abertura a perspetivas diferentes.
No dia 16, Júpiter ingressa em Touro, propiciando a sua expansão pessoal através de realizações concretas, mas podendo aumentar o seu ceticismo em relação ao que desconhece.
O Sol chega a Gémeos, no dia 21, pelo que, pode sentir alguma tensão entre o conhecimento teórico e a experiência prática; e eventualmente entre as opiniões externas e a sua postura individual.