Os colaboradores flexíveis podem desempenhar funções distintas para uma empresa, dependendo das suas necessidades e objetivos operacionais, e contribuir com novas competências ou ajudar a aprofundar outras já existentes na equipa.
À partida, pensamos nos colaboradores flexíveis como uma boa opção para preencher baixas por doença, licenças de maternidade ou motivos semelhantes. No entanto, existem outras situações em que este tipo de colaboradores pode acrescentar valor à empresa, sem ser necessário um custo alto com contratações permanentes, como por exemplo, se um dos teus clientes mais importantes acelerar um prazo de entrega
Aqui está uma boa oportunidade para ir buscar colaboradores flexíveis.
Este tipo de situações, em que é necessário ir procurar alguém com competências fora da empresa, pode ajudar a diminuir o stress da equipa, a garantir cumprimento de prazos e a aumentar a rentabilidade. E por outro lado, caso o colaborador se mostre dentro do que a empresa pretende, pode até vir a tornar-se uma potencial contratação.
E se ainda pensas que este tipo de colaboradores é apenas para funções menos classificadas, estás enganado. Atualmente podemos encontrar colaboradores flexíveis em áreas tão distintas como contabilidade, marketing, engenharia, IT ou outras funções de gestão.
Mas ainda há mais. Os colaboradores flexíveis podem ajudar, de uma forma efetiva, equipas de todos os tipos e dimensões com uma ampla variedade de competências. Como tal, a junção da capacidades extras que as empresas possam necessitar para cumprir um projetos, prazos e até ausências mais prolongadas.
Há ainda a possibilidade de trabalhos temporários, isto é, para os colaboradores flexíveis. Desta forma, podem conseguir ter uma maior escolha, e não ficar preso a um setor específico. Se for o caso, podes explorar diferentes oportunidades e acumular experiência em diversas áreas.
Existe ainda uma outra vantagem: estes colaboradores podem contribuir para o aumento da motivação da equipa.