Num mundo cada vez mais avançado tecnologicamente é inevitável não pensarmos de que forma a tecnologia nos relacionamentos tem impacto.
Vivemos numa era onde a tecnologia permite uma conexão imediata com o outro, seja através das redes sociais, mensagens instantâneas, videochamadas, entre outras formas que utilizamos no dia-a-dia. Estas ferramentas facilitam a partilha de informação e a comunicação, mas também cria o desafio da criação de relações confiáveis num ambiente virtual.
Impacto da tecnologia nos relacionamentos
No início dos anos 2000 quando a internet começou a ser utilizada pela população em geral, era tudo uma novidade e ficávamos fascinados com a facilidade com que podíamos adquirir informações, ter acesso a novas realidades, comunicar com os nossos amigos e até conhecer novas pessoas através de fóruns virtuais como o MIRC, Hi5, MSN entre outros. No entanto com o avançar da tecnologia fomos percebendo e tendo algumas “desilusões” com os relacionamentos criados através do uso da tecnologia.
Ao mesmo tempo que houve um crescimento gradual de falhas de segurança, privacidade, criação de fake news, fraudes, tudo questões que quebram a confiança nos relacionamentos e também no uso da própria tecnologia. Afinal começamos a questionar diariamente se é seguro e confiável usufruirmos livremente de toda a tecnologia que temos disponível.
Como combater?
Para combater estas questões mais sensíveis do uso da tecnologia nos relacionamentos e continuar a impulsionar o bem-estar que os avanços tecnológicos permitem no nosso dia-a-dia, tanto as empresas como os governos estão cada vez mais a desenvolver leis, ferramentas e plataformas para que o utilizador se sinta seguro tecnologicamente. O RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) foi um passo importante para que os dados privados dos usuários fossem protegidos e os mesmos tivessem acesso a formas e leis, que possam utilizar cada vez que se sentirem inseguros ou que a sua privacidade foi invadida sem o seu consentimento.
Outro passo importante para a segurança tem vindo a ser dado nos últimos tempos por várias empresas e plataformas, como a utilização de dupla verificação (através de códigos de SMS ou chamadas ou tokens) que permite uma segurança extra ao acesso a determinadas ferramentas e aplicações com conteúdos sensíveis e privados, como contas bancárias, e mails pessoais ou profissionais.
Este tipo de ações que as entidades responsáveis têm tomado que permitem o utilizador estar em segurança e confiar na tecnologia para que possa utilizada no seu dia-a-dia, não só para realizar tarefas, como também para se poder relacionar com o outro (em ambiente trabalho e fora do mesmo), de forma segura, confiável e transparente.
Existem hoje em dia diversas formas de utilizar a tecnologia nos relacionarmos e até experimentarmos outros hobbies e procurarmos comunidades virtuais com quem possamos partilhar ideias, interesses, jogos, etc como por exemplo:
- Plataformas como o Reddit, Discord e Twitch permitem a criação de comunidades
- Outras comunidades usam o Token-gating onde só permite acesso exclusivo e reservado para detentores de token.
Outros desafios dos avanços tecnológicos
Um outro desafio que veio com a pandemia, é a nível empresarial. Com a pandemia tivemos acesso a um novo modelo de trabalho, com o qual as empresas têm tido dificuldades em reverter: teletrabalho ou trabalho remoto. Ao mesmo tempo que este modelo trouxe enormes vantagens para os trabalhadores e para empresas, levantou também um outro desafio: a perda de benefícios intangíveis do escritório, como os encontros físicos entre colegas, a interação entre equipas e envolvimento dos colaboradores no espírito da empresa que levaram algumas empresas a perder um pouco a orientação, a inovação, cultura e inclusão.
Um outro desafio dos avanços tecnológicos no mundo empresarial e também nos relacionamentos é o uso da AI. O que por um lado pode ser extremamente útil e uma ajuda para o trabalhador ser mais eficiente e produtivo, por outro lado, os trabalhadores ao utilizar a inteligência artificial, podem perder um pouco das suas capacidades criativas e únicas, bem como as empresas poderão ter mais dificuldade em se destacar ao utilizarem as mesmas ferramentas e criatividades.
A solução para os diversos problemas do uso da tecnologia nos relacionamentos? Não há uma solução mágica. No entanto, passará por cada um de nós encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e os nossos próprios relacionamentos.
Talvez possas fazer um “detox” tecnológico ao fim de semana e aproveitar para explorar locais e sítios que descobriste na internet, combinar através do uso do telemóvel um encontro com os teus amigos, mas durante o mesmo não utilizarem qualquer tipo de tecnologia. Definires no teu dia-a-dia um tempo limite de utilização de redes sociais. Fazeres uma pausa no teu dia de trabalho para tomares um café ou uma água enquanto conversas com os teus colegas. São pequeninas coisas que podes aplicar no teu dia-a-dia que tornam o uso da tecnologia nos relacionamentos algo saudável e equilibrado.