No dia 13 de dezembro, Mercúrio inicia o último período retrógrado de 2023.
Nos períodos de retrogradação de Mercúrio, as comunicações, interações e intercâmbios tendem a tornar-se menos fluídos, enquanto o pensamento ganha profundidade, com vista a efetuarmos uma revisão das nossas formas de expressão mental.
Os anteriores períodos de retrogradação de Mercúrio, ao longo deste ano, decorreram exclusivamente em signos de Terra, apelando para revermos a forma como pensamos, aprendemos e comunicamos sobre questões práticas; e como interagimos com a realidade concreta.
Mercúrio começa agora uma fase de transição da retrogradação em signos de Terra para signos de Fogo, na qual ocorrem períodos retrógrados que abrangem signos dos dois elementos. Este é o primeiro desses períodos em que, à análise das nossas formas de pensamento e expressão relativamente a temas reais, se junta a revisão das nossas ideias e projetos para lidar com esses mesmos temas.
Assim, no período de 13 a 23 de dezembro, Mercúrio percorre, em movimento retrógrado, o arco zodiacal de 8°29’ a 0°00’ de Capricórnio, com a proposta de analisarmos o realismo e a responsabilidade que aplicamos nas nossas aprendizagens, comunicações e interações sobre assuntos concretos.
A conjunção inferior de Mercúrio com o Sol ocorre no dia 22 de dezembro, a 0°39’ de Capricórnio, em aspeto fluente com Saturno (regente de Capricórnio) e Júpiter (regente de Sagitário), indicando que o novo ciclo de expressão mental, que então se inicia, deve conjugar pragmatismo com abertura de perspetiva, de modo a permitir o surgimento de ideias simultaneamente práticas e inovadoras.A 23 de dezembro, Mercúrio regressa a Sagitário (onde tinha transitado em novembro) e prossegue o seu período de retrogradação até chegar a 22°10’ de Sagitário, no dia 2 de janeiro de 2024. Uma fase para revermos a capacidade de síntese dos nossos conhecimentos e o foco das nossas ideias, na busca de soluções concretas e praticáveis, sendo o desafio acrescido pela quadratura de Mercúrio (aquando do retorno a Sagitário) a Neptuno (em Peixes), a qual predispõe à dispersão do pensamento e à dificuldade em discernir a realidade da ilusão.