Apesar da probabilidade ser cada vez menor devido às diferenças de tamanho dos bocais dos depósitos e das pistolas de enchimento, abastecer o combustível errado no teu carro é mais comum do que imaginas. Aprende o que fazer em caso de engano.
Enganar-se a colocar combustível e abastecer o combustível errado no teu carro é uma situação que pode acontecer a qualquer pessoa. Por conseguinte, damos muitas vezes por nós a debatermo-nos com a mesma questão: o que devo fazer a seguir?
Não te preocupes mais com isso. Neste artigo nós mostramos-te como deves agir se abasteceres o teu automóvel com o combustível errado.
Abastecer com o combustível errado
Nos veículos relativamente mais antigos é mais fácil abastecer com o combustível errado porque não há diferença na abertura do bocal.
Por outro lado, nos carros mais recentes, o bocal de enchimento do depósito de um veículo a gasolina é menor do que a pistola de enchimento de gasóleo, o que não permite abastecer o teu veículo a gasolina com gasóleo. No entanto, o inverso continua a ser provável.
Que componentes podem ser afetados ao colocar o combustível errado num veículo?
- Motor;
- Injetores;
- Bomba de injeção;
- Filtros de combustível;
- Tubos da bomba de combustível.
O que fazer quando colocaste o combustível errado no teu carro?
- Não ligues o carro
Se detetaste que colocaste o combustível errado antes de ligar o carro, mantém-no desligado. Nessa altura, o combustível ainda estará apenas no depósito de combustível, o que torna a reparação relativamente fácil. Isto porque ligar o carro após o abastecimento com combustível errado pode causar danos permanentes e levar a reparações dispendiosas.
- Leva o carro para um lugar seguro
Se tiveres sorte, ainda estarás na bomba quando te aperceberes que abasteceste o combustível errado. Antes de tudo, coloca o carro em ponto morto. Isto porque deixar o teu carro engrenado torna-o quase impossível de mover e pode também começar a circular o combustível à medida que se move o carro.
Caso ainda te encontres na estação de serviço, pede a alguém que te ajude a empurrar o carro para um local seguro.
Se já tiveres começado a conduzir, o processo é o mesmo: para num local seguro, desliga o carro e deixa-o em ponto morto. Porém, é provável que os danos sejam maiores.
- Liga para a assistência
Contacta a tua agência de seguros automóvel ou o teu mecânico de confiança. Eles saberão como ajudar-te.
O que acontece se colocares gasolina num motor a diesel?
Infelizmente, é mais provável que cause danos. O gasóleo atua como um lubrificante nos motores concebidos para este combustível, mas a gasolina terá o efeito oposto — causando mais fricção.
Isto pode fazer com que os componentes do motor friccionem uns contra os outros de uma forma prejudicial, ao ponto de o motor ficar catastroficamente danificado.
Como sabes que colocaste gasolina num motor a diesel?
- Barulho anormal durante a aceleração;
- Excesso de fumo;
- Aceleração mais lenta do que o habitual;
- Luz do motor ligada no painel;
- Falhas no motor.
O que acontece se colocares diesel num motor a gasolina?
Como já refimos, uma vez que o bocal de enchimento do depósito de um veículo a gasolina é menor do que a pistola de enchimento de gasóleo, é muito mais difícil abastecer mal desta forma.
Além disso, é muito menos provável que os automóveis a gasolina sofram danos causados pelo gasóleo do que vice-versa. O gasóleo vai entupir as velas de ignição do carro a gasolina, provocando uma falha de ignição e a paragem do motor.
No entanto, na maioria dos casos, a drenagem do gasóleo do teu automóvel a gasolina deve resolver o problema, com uma menor probabilidade de danos duradouros.
Como sabes que colocaste diesel num motor a gasolina?
- Excesso de fumo a sair pelo escape;
- Falhas no motor;
- Dificuldade em colocar o carro a trabalhar.