Independentemente de quem és, onde trabalhas ou quais são os teus objetivos profissionais, conseguir mais influência no local de trabalho é fundamental para o sucesso. Neste artigo, vamos mostrar-te de que maneira podes ganhar influência no teu trabalho.
Influência é poder. Ganhar influência numa posição de supervisão pode fazer com que sejas mais respeitado e apreciado. Ganhar influência numa reunião pode fazer com que a tua voz tenha mais probabilidades de ser ouvida e reconhecida.
Ser capaz de influenciar no trabalho é fundamental para o teu sucesso. Seja qual for o teu papel, ser capaz de ganhar influência numa reunião, no seio de uma equipa ou como líder pode ter muitas vantagens.
Aprender esta competência requer tempo e esforço e há muitas formas de a cultivar. Aqui estão 5 maneiras de aumentar a tua influência:
Compromisso
Uma das primeiras formas de construir relações fortes e aumentar a sua influência é através do empenho numa relação. Mantém-te em contato com os teus colegas. Convida-os para um café, um almoço ou uma reunião individual.
Já que as relações mais fortes — tanto pessoais como profissionais — incluem trocas recíprocas, quando tens uma relação com alguém e essa pessoa inicia contactos, certifica-te de devolver as mensagens. Senão essas pessoas receberão uma mensagem forte de que não valorizas o tempo que passas com eles.
Além disso, se tu eles partilharem algo pessoal, deves partilhar algo teu também. Este tipo de partilha ao longo do tempo tende a criar confiança — e a transparência é o combustível para uma relação de confiança.
Também pode demonstrar empenho através da sua atenção. Quando estiveres com alguém ao telefone, em vídeo ou pessoalmente, evita distrair-te. As pessoas percebem quando estás distraído, e acredita em mim, elas odeiam sentir isso.
Consistência
Outra parte da construção de relações e da tua influência é a consistência. Deves comprometer-te a fazer o esforço e a investir tempo regularmente. Constroem-se relações mantendo-se em contacto regularmente e, por conseguinte, mantendo-se na memória recente.
Além disso, os teus colegas preferem conviver e trabalhar com pessoas estáveis. Por exemplo, preferem um mau líder que seja consistente do que um líder que seja inconsistente — simpático e atencioso num dia e distante no dia seguinte.
Curiosidade
Quando és curioso, estás a enviar uma mensagem de que valorizas a opinião dos outros e que estás aberto a aprender com eles.
Quanto mais as pessoas gostarem mais de ti, mais persuasivo serás. De fato, a forma como as pessoas se sentem em relação a ti baseia-se na forma como as fazes sentir sobre si próprias.
Nesse sentido, a curiosidade funciona para ti, porque aprendes, cresces e estabeleces ligações, mas também funciona para os outros porque reforça o sentimento de que os valorizas.
Continuidade
Já falamos da consistência e estes dois termos — a continuidade e consistência — podem-se confundir. Nesse sentido, a continuidade é uma algo que se mantém da mesma maneira ao longo do tempo.
O trabalho é um ótimo lugar para estabelecer a continuidade das relações por várias razões. Primeiramente, as pessoas ficam a conhecer-se durante um período de meses ou anos. Além disso, as relações de trabalho tendem a apresentar fluxos e refluxos — podes acompanhá-los nos dias maus e nos bons, o que te torna bastante próximo das pessoas.
Networking
A expressão um amigo de um amigo é perfeita para descrever o que faz aumentar a tua influência no trabalho. Obviamente, é mais provável que as pessoas sejam influenciadas por ti quando está associado a alguém que já conhecem ou quando foi recomendado por alguém que conhecem.
Assim sendo, pede a outros que te apresentem se estiveres a tentar criar uma nova relação. E alimenta a tua rede de networking fazendo o mesmo com os teus contactos. Ao mesmo tempo que constróis influência, geres também as relações entre as equipas.