Quantcast
FinançasFinanças Pessoais

Despesas para férias em 2024: planear com antecedência

Despesas para férias em 2024: planear com antecedência

Apesar de, para muitos de nós, ainda faltarem largos meses até podermos pensar nos belos momentos à beira-mar numa praia paradisíaca, é importante começarmos a planear as nossas despesas para férias com antecedência para que, chegada a altura do merecido descanso, estarmos preparados para todos os gastos que possam surgir.

Como no planear com antecedência é que está o ganho, tome nota destas dicas para não só estimar as despesas para férias em 2024, como também para conseguir gerir o seu dinheiro ao longo de todo o ano.

Dicas para planear com antecedência as despesas para férias em 2024

  • Defina os locais de férias

Quanto mais cedo definir o seu roteiro de férias, mais rápido e mais barato poderá encontrar bilhetes de avião e estadias.

Para além dos voos e da hospedagem, estipule a sua rota com os lugares que quer visitar no local de destino e onde se vai alimentar. A partir desta estimativa de gastos, poderá ter uma ideia mais realista de quanto terá de poupar e, sobretudo, de quanto vai gastar.

  • Não fuja ao orçamento

De nada adianta definir um orçamento e estimar despesas com antecedência se não cumprir com o seu orçamento ao longo do ano e, particularmente, em férias. Para ajudá-lo nesta tarefa de contenção de gastos, defina um montante máximo diário.

  • Não recorra a cartões de crédito

Apesar da facilidade com que os podemos utilizar, é importante saber dizer não aos cartões de crédito, uma vez que estes apresentam as mais altas taxas de juro do mercado financeiro. Em alternativa, se precisar mesmo de financiamento extra, aposte num crédito para férias.

De qualquer modo, o ideal é não recorrer a nenhuma solução financeira para pagar antecipadamente as suas férias, já que isto levá-lo-á a ter encargos mensais que podem comprometer as suas finanças pessoais e até fazê-lo cair em incumprimento.

  • Tente obter um rendimento extra

Se tiver tempo e disponibilidade, pondere arranjar formas de obter um rendimento extra através de um segundo trabalho em part-time em que todo o salário reverta para as férias ou monetize um hobbie ou talento que possua.

  • Crie um fundo para férias

Aproveite os subsídios de férias e Natal, bem como os ganhos obtidos com um trabalho extra para colocá-los num fundo para férias. Deste modo, poderá ir aforrando algum dinheiro para os gastos com as férias.

  • Não se esqueça de despesas prioritárias

Ir de férias é um merecido prémio para quem passou meses a trabalhar no duro. Todos sonhamos com uma praia deserta e águas cálidas ou uma volta cultural e gastronómica pelo que de melhor Portugal e o Mundo têm para nos oferecer, mas convém não esquecer todas as outras despesas, muitas delas prioritárias.

Contas de eletricidade, gás, água, telecomunicações, alimentação, roupa, mensalidades de crédito e, no caso de ter filhos em idade escolar, gastos com material escolar, são despesas que deve encarar como prioritárias.

A respeito do material escolar, lembre-se que, após as férias grandes, chega o regresso às aulas e com ele uma série de gastos em roupa, livros, cadernos, etc.

Related posts
FinançasInvestimentosNacionalNegócios

RCBE: saiba tudo sobre o Registo Central do Beneficiário Efetivo

FinançasFinanças PessoaisNacionalSeguros

Seguro de Vida: IAD ou ITP – qual opção escolher?

FinançasFinanças PessoaisNacionalSubsídios

Subsídio de Alimentação: o que precisa saber

FinançasFinanças PessoaisNacional

Arrendamento Jovem Porta 65: O que muda em 2024?