Quantcast
AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados

fumo branco no tubo de escape

A utilidade do automóvel é evidente. Este veículo é indispensável para muitos portugueses. São cada vez mais as famílias que dependem do carro para realizar as suas rotinas. Ora, essa dependência do carro e a utilização regular do mesmo pode ter consequências. Há problemas comuns que são naturais e gerados pela sua utilização regular. Geralmente, não é bom sinal verificar que há fumo branco no tubo de escape. Pode não ser sinal de despesas. Há vários problemas que podem resultar no fumo branco, embora fumos de outras cores também não signifiquem coisa boa.

Fumo branco no tubo de escape: o que pode significar?

Caso identifiques fumo branco no tubo de escape do teu carro deves primeiro verificar a densidade do fumo. Independentemente do combustível que utilizes no teu carro, não há razão para alarme quando do tubo de escape sai fumo branco em quantidades reduzidas e com uma forma fina. 

Fumo fino

Caso se trate de um carro a Diesel, o fumo pode surgir devido ao frio. Geralmente, após se percorrer alguns quilómetros, esse fumo desaparece, porque o motor aquece. 

Nas épocas de chuva, esse problema também pode acontecer nos veículos a gasolina. Pode surgir fumo branco a sair do tubo de escape durante o arranque, por exemplo. Se o fumo se apresentar com uma espessura fina, trata-se somente do vapor gerado pela água presente no sistema de escape. São restos de água a evaporar. Estes casos não são problemáticos. 

Fumo mais espesso

Se o fumo se apresentar mais espesso, recomenda-se uma visita a uma oficina de confiança. Desta forma, o mecânico poderá verificar a anomalia e encontrar uma solução para o problema. Por exemplo, poderá significar que o líquido de refrigeração (anticongelante) está a passar para o motor. 

Iremos partilhar algumas possibilidades que deve ter em consideração. Recomenda-se a visita a uma oficina para garantir a resolução imediata do problema, pois cada possibilidade necessitará dos serviços de um profissional da área (exceto o caso 2).

Caso 1: Problema com a injeção a diesel ou nos pré-aquecedores

Nos carros movidos exclusivamente a diesel, além do surgimento de fumo branco a sair do tubo de escape, pode haver dificuldade no momento de arrancar. Caso o fumo persista por muito tempo após o arranque, significa que se trata de uma das seguintes possibilidades:

  • problema no sistema de injeção;
  • problema nos pré-aquecedores.

Isto pode verificar-se quando o combustível injetado não consegue aquecer, antes de ser bombeado. Assim, é evaporada a parte que não chega a ser queimada. 

Quando o carro tem uma bomba de injeção, o problema pode encontrar-se aí. Caso o carro não tenha uma bomba de injeção, provavelmente, será nos pré-aquecedores que se encontra o problema.

Caso 2: Problema na junta da cabeça do cilindro

Quando o carro se apresenta com fumo branco no arranque e esse fumegar se mantém sempre, deves verificar a junta da cabeça do cilindro. 

Se em vez do fumo persistir durante uns largos minutos (como acontece no caso 1), a fumaça não pára, isso significa que tens de intervir. 

Nestas circunstâncias, a peça não se encontra a realizar devidamente o seu trabalho e o anticongelante está a entrar no cilindro. Além disso, é muito provável que se esteja a misturar com o combustível, dando origem a uma ação química que gera esse fumo branco.

É fundamental ter cuidado ao longo do processo, pois requer muita atenção. Uma operação deste tipo implica um procedimento moroso, que não deve ser feito em casa. 

Nem todos têm o conhecimento necessário, nem a capacidade de manuseamento de ferramentas que esta tarefa implica. Apesar da conta não ficar barata, trata-se de uma tarefa que deve ser feita por um profissional. 

Caso 3: Se for outro problema na junta

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre é sinónimo de algo grave, quando o fumo ocorre durante o arranque. Geralmente, o problema mais grave em que há saída de fumo branco no tubo de escape acontece com o carro em andamento.

O pior dos cenários acontece quando o fumo branco sai espesso, essencialmente durante a condução. Essa circunstância ocorre quando o líquido refrigerador do motor está a queimar. 

É fundamental verificar o estado do líquido de refrigeração com regularidade. É aconselhável fazê-lo, porque ele pode perder propriedades com o passar do tempo.

Neste caso, há uma incapacidade de estancar e a melhor alternativa é quando o problema é novamente a junta (tratando-se de um mal menor).

A existência de uma fenda no bloco do motor revela-se uma alternativa menos desejada.  Geralmente, o fumo branco resulta da cabeça danificada, da junta da cabeça queimada ou mesmo do bloco do motor rachado.

Como proceder quando há fumo branco no tubo de escape?

Se verificar que o fumo é branco e grosso, o melhor a fazer é parar o carro de imediato. Depois, deves chamar o reboque. Este procedimento permite garantir que a situação não se instala no resto do motor. 

Naturalmente, trocar a junta da cabeça do motor representa uma despesa, contudo, uma reparação realizada no motor representará um investimento mais significativo. 

Fumo negro

Ter fumo preto a sair do tubo de escape indicia problemas na mistura da combustão. Geralmente, isso acontece devido a um excesso de combustível e por haver uma redução de oxigénio na câmara de combustão. 

Há diversos fatores que poderão originar este problema. Eis alguns dos mais comuns:

  • avaria da válvula EGR;
  • problema no sistema de injeção;
  • necessidade de mudança dos filtros;
  • entre outros.

Caso o teu carro se encontre a libertar fumo negro, deves atuar, pois representa o queimar de combustível em excesso, o que implicará um aumento no consumo. Recomenda-se uma visita a uma oficina da tua confiança, sempre que verifiques que há fumo preto a sair do tubo de escape, para a origem do problema ser identificada e o problema ser solucionado.

Fumo azul

Também é possível existir fumo azul a sair do escape da tua viatura. Este acontecimento pode indiciar que o automóvel se encontra a queimar óleo. Podes verificar isso através do cheiro. 

O despiste é feito dessa forma. Caso esteja a emitir um cheiro intenso e diferente do normal confirma-se essa realidade. No entanto, há diversas formas de desencadear este problema. Geralmente, os principais causadores são os segmentos e as guias de válvula. O desgaste permite que o óleo passe para a câmara de combustão.

Conclusão

A cor do fumo de escape não é positiva para o carro, nem para ti. O fumo a sair do tubo de escape pode ter diferentes cores com significados distintos. O fumo branco pode ser normal, mas há que ter em atenção. A preocupação pode ter diferentes níveis (ligeira, normal ou até alta), conforme a origem do problema. Solucionar o problema pode ser barato ou caro. Será importante que o problema seja analisado por um técnico certificado que encontrará a solução adequada para cada caso.

Related posts
AutomóveisDicas

Saiba como deixar o carro a cheirar a novo

AutomóveisLegislação

O que diz a lei sobre lavar o carro no pátio do condomínio?

AutomóveisManutenção

Ruídos irritantes no carro: o que são e como eliminá-los

AutomóveisDicas

Limpeza perfeita do carro: truques para um automóvel impecável