Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Job rotation: o que é e como colocar em prática

job rotation

O mundo do trabalho está em constante mutação. Muitos conceitos novos surgem com regularidade como forma de apresentar novas estratégias para promover o sucesso de um negócio. 

O conceito de “job rotation” surgiu como um método inovador de funcionários contribuírem para o cumprimento de determinadas metas de uma empresa. Saiba ao certo o que é o job rotation e conheça as diversas vantagens desta estratégia.

O que é job rotation?

Esta estratégia do mundo do trabalho também é conhecida como rotação de cargos ou de funções. O conceito job rotation consiste numa metodologia a que as empresas recorrem para fortalecerem os quadros de profissionais, pois visa mover os respetivos colaboradores para diferentes posições ou departamentos durante um tempo. 

Esta estratégia tornou-se bastante popular, porque contribui de forma significativa para dotar os colaboradores com mais ferramentas, preparando-os melhor para o sucesso profissional.

Diferentes tipologias de job rotation

A estratégia de job rotation pode surgir de modo voluntário ou pré-definido. 

Certas empresas impõem uma jornada com alternância entre departamentos como estratégia para desenvolver colaboradores trainees / estagiários, de modo a que estes compreendam as diversas áreas da empresa e como as equipas funcionam. 

Além disso, também existem profissionais que pretendem enriquecer-se com novas oportunidades e passar por experiências diversificadas, pois isso promove um desenvolvimento que será benéfico para eles cumprirem objetivos de carreira que tenham criado para si a médio e a longo prazo.

Job rotation com transição de cargo

Este tipo de job rotation pode integrar um plano de desenvolvimento individual (PDI) ou revelar-se uma alternativa para atender às expectativas de colaboradores à procura de desafios diferentes dentro da empresa para a qual trabalham. 

Job rotation com transição de cargo é uma possibilidade que surge por acordo com profissionais que desejam apresentar-se como uma mais-valia. Sendo versáteis, podem conseguir explorar outras áreas de atuação. 

Geralmente, estes colaboradores não têm problemas em “sair da zona de conforto” como estratégia para garantir na empresa um posicionamento mais atrativo, revelando um lado mais competitivo que lhes permita ter mais oportunidades de evolução profissional, que poderiam não surgir se não revelassem essa disposição. 

Job rotation por funções ou tarefas 

Esta job rotation ocorre quando existem trocas de atribuições a cada projeto de um mesmo setor. Job rotation por funções ou tarefas visa estimular o entrosamento entre os membros da equipa de colaboradores e promoção de um aumento dos níveis de motivação no trabalho. 

Esta estratégia pode ser adotada como forma de impedir que colaboradores se sintam sobrecarregados, sendo comum fazê-lo com profissionais da área da saúde. Estes trabalhadores fazem job rotation por funções ou tarefas, revezam-se no ambiente hospitalar em setores, turnos ou procedimentos.

Job rotation com mudanças circunstanciais

Este tipo de job rotation pode ser parte de transferências realizadas para outras unidades da empresa ou revezamento de equipas por projeto, entre outras circunstâncias. Esse modelo de job rotation pode integrar estratégias para o desenvolvimento de liderança. 

Job rotation com mudanças circunstanciais pode ser realizado num modelo em que o colaborador continua a atuar na sua área com responsabilidades e tarefas semelhantes à da sua posição atual na empresa. Contudo, para se preparar melhor, ela tem o estímulo do novo ambiente de trabalho e das novas trocas de experiências.

Diversas vantagens do job rotation

Essa estratégia permite garantir diversos benefícios para as organizações. Iremos listar alguns dos mais evidentes.

Novas habilidades

Esta estratégia revela-se uma oportunidade para os colaboradores adquirirem novos conhecimentos, com experiência em diferentes funções, desenvolvendo habilidades e competências distintas, permitindo que se tornem profissionais mais completos, mais versáteis. Logo, estes colaboradores ficam mais capacitados para enfrentarem e superarem novos desafios.

Mais motivação

Os colaboradores que fazem rotação de cargos sentem-se a evoluir, havendo uma melhoria da sua motivação. Job rotation é uma estratégia que assegura novos desafios. Logo, não há monotonia no trabalho, não há tédio.

Há apenas uma constante motivação dos funcionários para enfrentarem diferentes obstáculos que surgem. Logo, estes profissionais ficam mais comprometidos com as suas funções, aliciados com a necessidade de encontrarem soluções diferentes para novos problemas.

Sem estagnação

Um dos receios dos profissionais é ficarem abandonados num cargo que promova um conhecimento restrito que vise o cumprimento de determinadas funções. 

Passar muito tempo a realizar sempre as mesmas tarefas não promove a evolução, o que se pode revelar perigoso neste mundo do trabalho em constante evolução. Esse risco é elevado, porque outros colaboradores facilmente terão experiência na área. 

Retenção de talentos

Uma empresa que promova job rotation concede oportunidades de crescimento aos seus colaboradores. Com esta estratégia, a entidade contribui para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. 

Com o aumento da satisfação destes profissionais, mais facilmente se consegue assegurar a retenção de talentos. Como há maiores possibilidades de progredir na carreira, o colaborador agradado tende a querer permanecer mais tempo nesse tipo de empresa.

Identificação de talentos e sucessores

Esta estratégia possibilita ainda que os gestores possam identificar melhor o potencial dos colaboradores e avaliar o desempenho deles em áreas distintas. Será mais fácil perceber o talento dos profissionais mais talhados para determinadas funções e preparar da melhor forma os eventuais sucessores para posições relevantes dos quadros da empresa.

Resolução de lacunas de competências 

Job rotation é uma estratégia útil para transferir conhecimentos e competências de outros setores. Logo, no caso de surgir uma escassez de habilidades num departamento específico, a rotação de tarefas pode servir para movimentar quem tem as habilidades mais fortes para o desempenho desse cargo. 

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma empresa que possibilite aos seus colaboradores a oportunidade de trabalharem em áreas distintas da empresa promove junto desses profissionais um melhor entendimento do funcionamento geral da organização. 

O colaborador poderá assim conhecer a ligação entre diferentes partes da empresa que estão interligadas, o que contribui para que ele adquira um conhecimento mais geral da entidade.

A prática de job rotation não é adequada a todas as funções ou setores. Por isso, as empresas devem avaliar bem a viabilidade de implementar esta estratégia, perceber se ela se adequa à sua realidade organizacional e se será benéfica. 

É necessário criar uma planificação cuidadosa, antes de implementar job rotation nos quadros de uma empresa. Para esta estratégia ser bem-sucedida, será indispensável existir um envolvimento dos funcionários na elaboração dos planos de rotação e um acompanhamento contínuo da sua evolução. 

As empresas podem beneficiar significativamente quando apresentam uma equipa bem preparada, disponível para atuar em posições distintas. Contudo, é fundamental que a sua força de trabalho seja devidamente apoiada ao longo do processo de implementação desta estratégia. O bem-estar dos colaboradores é essencial para o sucesso de um plano de job rotation.

Related posts
CarreiraFormação & Carreira

Vantagens de estudar no estrangeiro (e também desvantagens…)

DicasFormação & Carreira

Dicas para aproveitares o teu estágio ao máximo

CursosFormação & Carreira

Cursos para desempregados: conheça as opções disponíveis

DicasFormação & Carreira

Riscos e vantagens de contratar um freelancer para a empresa