No dia 12 de dezembro (às 23:32, no horário de Portugal), a Lua Nova a 20°40’ de Sagitário dá início a um novo ciclo lunar.
A Lua Nova em Sagitário representa a oportunidade de iniciarmos um novo ciclo de busca de significado para as nossas experiências e de direção para os nossos projetos, ou, de forma mais ampla, de sentido para as nossas vidas.
A lunação ocorre em conjunção com Marte, quadratura com Neptuno e sesquiquadratura com Júpiter (planeta regente de Sagitário), este último retrógrado em Touro. Um contexto que predispõe a agirmos de forma impulsiva e com objetivos nem sempre bem definidos ou realistas; e, por tal, requer que conciliemos a capacidade de experimentar novos caminhos com a avaliação da praticabilidade e utilidade dessas opções.
Não obstante, mesmo que o propósito das nossas atividades e iniciativas não seja totalmente claro, ou que o resultado prático não corresponda ao que tínhamos projetado, o mais importante na energia de Sagitário é a capacidade de aprendermos com as experiências e, através da síntese dessas aprendizagens, aumentarmos o nosso entendimento da existência.
Assim, se mantivermos essa capacidade de aprendizagem, mesmo as experiências que não nos parecem fazer qualquer sentido podem ensinarmos algo que contribua para o nosso desenvolvimento pessoal.Estes são alguns exemplos de questões que podem ajudar-nos a definir objetivos para este ciclo lunar: “Quais dos nossos projetos nos conferem um senso de propósito?”, “Quais dos nossos empreendimentos precisam de ser redirecionados?”, “Que aprendizagens retiramos das nossas experiências?”.