Por Cláudia Matias.
Mercúrio entrou em Touro, a 3 de abril, promovendo a valorização do conhecimento concreto; e a prudência e o pragmatismo na comunicação.
No dia 21 de abril, Mercúrio passou a movimento a movimento retrógrado, pedindo para analisarmos se as nossas atividades de aprendizagem, comunicação, intercâmbio e interação estão em concordância com os nossos valores pessoais, como aprendemos com a experiência concreta, qual o nível de cuidado, consistência e pragmatismo com que nos exprimimos; enquanto harmonizamos a expressão das nossas ideias com a escuta dos outros, o pensamento lógico com a intuição, a valorização do nosso conhecimento com a abertura a perspetivas diferentes.
A conjunção inferior de Mercúrio com o Sol ocorreu a 2 de maio, encetando um novo ciclo de expressão mental, com a proposta de desenvolvermos formas de expressão que conjuguem o pensamento racional e a sensibilidade emocional, o realismo e a capacidade imaginativa, proporcionando a aplicação das nossas ideias e conhecimentos.
No dia 15 de maio, Mercúrio retoma o movimento direto em Touro, dando início à fase de colocar em prática os resultados da revisão efetuada durante o período retrógrado.
Esta estação de Mercúrio ocorre em quadratura com Plutão (em Aquário) e sextil com Saturno (em Peixes) e Vénus (regente de Touro, a transitar em Caranguejo), o que acentua as características de aprofundamento e consolidação do conhecimento, cautela na comunicação e fixidez de ideias, típicas de lado mais racional de Mercúrio em Touro; e apresenta o campo da expressão artística como possibilidade de manifestação da sensibilidade emocional, imaginação e intuição. Assim, o trânsito de Mercúrio em Touro, até 11 de junho, propicia o cuidado, consistência e pragmatismo na nossa expressão. Mas, para não ficarmos presos a ideias rígidas, perspetivas reduzidas ou posturas céticas, devemos recordar que a nossa mente racional é limitada, pelo que, a abertura a outros tipos de perceção da realidade é essencial para ampliar a nossa capacidade de entendimento.