Palavras-chave para este mês: Confiança, Intensidade emocional, Harmonização

[Junho 2023] Por Cláudia Matias.

Palavras-chave para este mês: Confiança, Intensidade emocional, Harmonização

O trânsito de Úrano sobre o Sol dos nativos de Touro tem desafiado grandemente a sua apetência por estabilidade e segurança, o que, em 2023, tende a afetar sobretudo os nascidos entre 5 e 13 de maio, impelindo-os a expressar a sua identidade de forma mais genuína, a libertar-se de condicionamentos (exteriores ou autoimpostos) que os inibem e a ganhar mais autonomia. 

Por outro lado, a tensão inerente à quadratura de Plutão em Aquário ao Sol em Touro dos nascidos até 21 de abril – tendencialmente sentida sob a forma de desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exercem o seu poder pessoal e se afirmam no mundo – pode ser reduzida a partir de 11 de junho, com o regresso de Plutão a Capricórnio.

O mês de junho começa com Mercúrio e Júpiter no seu signo solar. 

Mercúrio permanece em Touro até dia 11, promovendo o pragmatismo do seu pensamento, a coerência da sua comunicação e a segurança na expressão das suas ideias; e propondo-lhe que melhore a conjugação do seu pensamento lógico com a intuição e a sensibilidade emocional, do seu realismo com a capacidade imaginativa e do seu conhecimento pessoal com a abertura a perspetivas diferentes.

Júpiter ficará em Touro durante cerca de um ano, aumentando o seu sentido prático e a importância que dá à segurança material; e propiciando a sua expansão pessoal através de realizações concretas e da capacidade de desfrutar dos prazeres da vida. Este trânsito também pode conferir-lhe maior energia para ir em busca daquilo que valoriza, quer em termos de produção, quer de comodidade e lazer. Deve, no entanto, estar atento(a) para que isso não resulte num aumento excessivo da sua ambição material, fixidez de deias e ceticismo em relação ao que desconhece.

Por outro lado, Vénus (regente de Touro) em Caranguejo (signo em sextil com Touro), até dia 5, coloca-o(a) mais em contacto com a sua sensibilidade emocional e pode aumentar a tendência para procurar segurança afetiva nas suas relações próximas. A subsequente passagem de Vénus para Leão (signo em quadratura com Touro) pode intensificar as suas emoções e desafiá-lo(a) a expressar os seus gostos, valores e afetos de forma mais espontânea e aberta.

Marte, também em Leão, pode gerar tensões entre os seus objetivos e os objetivos dos outros, que o(a) desafiam a melhorar o equilíbrio entre a afirmação da sua vontade pessoal e a recetividade às necessidades dos outros.

De 5 a 11 de junho, Vénus faz oposição a Plutão (em Aquário) e quadratura com o Nó Lunar Norte e Júpiter (em Touro), podendo levá-lo(a) a sentir que os seus desejos são imperativos e, ao procurar satisfazê-los, descuidar a saúde da sua relação com os outros e com a vida. Esteja atento(a)!

Os ingressos em Caranguejo do Sol (no dia 21) e Mercúrio (no dia 27) voltam a facilitar o contacto com a sua vida interior, propiciando-lhe uma melhor perceção das suas necessidades emocionais e das dos outros, maior recetividade à sua intuição e imaginação, maior sensibilidade ao comunicar e relacionar-se.