Mercúrio ingressa em Escorpião, no dia 22 de outubro, e transita este signo até 10 de novembro.
Quando Mercúrio se encontra em signos de Água, o nosso pensamento tende a ser dominado pelas emoções. Em Escorpião, signo das emoções mais intensas, a nossa análise pode perder objetividade, mas ganha profundidade.
Durante este trânsito, o nosso pensamento tende a tornar-se mais interrogativo e introspetivo. Podemos sentir maior predisposição para fazer investigação ou aprofundar algum tema; e maior facilidade em ligar o nosso raciocínio lógico com a intuição e o instinto.
A nossa comunicação tende a ser marcada pela intensidade emocional, podendo tornar-se menos espontânea, mas mais profunda, acutilante e obstinada.
Ao entrar em Escorpião, Mercúrio faz quadratura à Lua (em Aquário) e aproxima-se da conjunção a Marte (regente de Escorpião, a transitar neste mesmo signo). Tal proporciona-nos muita energia mental, embora crie dificuldades na conciliação entre a nossa razão e as nossas emoções, com as segundas a ganhar predomínio sobre o nosso pensamento; ao mesmo tempo que reforça a determinação com que defendemos as nossas ideias.
É assim importante que aproveitemos o trígono de Mercúrio com Saturno para organizarmos melhor as nossas ideias e expressarmo-nos com prudência e responsabilidade, de modo a evitar que a força emocional deste trânsito nos conduza a discussões desnecessárias, ou mesmo a uma necessidade compulsiva de fazer valer os nossos pontos de vista.Enquanto Mercúrio transita em Escorpião, podemos procurar responder à questão: “Qual a profundidade das nossas análises e comunicações?”.