Palavras-chave para este mês:  Adequação, Expressão afetiva, Nutrição emocional

[Junho 2023] Por Cláudia Matias.

Úrano, em trânsito por Touro, tem feito oposição ao Sol dos nativos de Escorpião, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 7 e 15 de novembro, sob a forma de mudanças súbitas no seu ambiente, que desafiam a força e determinação aplicadas na luta pelos seus objetivos. Se é o seu caso, pode sentir que a estabilidade da sua vida é ameaçada por mudanças que parecem ser-lhe impostas, mas que visam libertá-lo(a) do que limita a sua autoexpressão, pelo que, deve superar a fixidez e fazer uso da sua capacidade de regeneração.

Por outro lado, a tensão inerente à quadratura de Plutão em Aquário ao Sol em Escorpião dos nascidos até 24 de outubro – tendencialmente sentida sob a forma de desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exercem o seu poder pessoal e se afirmam no mundo – pode ser reduzida a partir de 11 de junho, com o regresso de Plutão a Capricórnio.

O mês de junho começa com Mercúrio em Touro (signo oposto a Escorpião, onde permanece até dia 11), pelo que, pode ter de lidar com ideias e opiniões contrárias às suas e usar de maior prudência e pragmatismo na sua expressão, perante o risco de se tornar demasiado obstinado(a) na defesa das suas opiniões, ou cético(a) em relação ao que desconhece. Um risco que aumenta próximo de dia 11, quando Mercúrio faz trígono com Plutão (um dos regentes de Escorpião), pelo que, deve combinar a sua capacidade de análise profunda com uma maior flexibilidade perante posturas diferentes.

Júpiter, igualmente em Touro, pode desafiá-lo(a) a ser mais pragmático(a) e a buscar a sua expansão pessoal sobretudo em realizações concretas; e propicia o aumento da fixidez das suas ideias.

Enquanto, Marte (o outro regente de Escorpião) em Leão (signo em quadratura com Escorpião) pode gerar tensões entre os seus objetivos e os objetivos dos outros, que o(a) desafiam a melhorar o equilíbrio entre a afirmação da sua vontade pessoal e a recetividade às necessidades dos outros.

Por outro lado, Vénus em Caranguejo (signo em trígono com Escorpião), até dia 5, favorece o contacto com a sua sensibilidade emocional e pode aumentar a tendência para procurar segurança afetiva nas suas relações próximas. A subsequente passagem de Vénus para Leão, em oposição a Plutão, pode intensificar as suas emoções e desafiá-lo(a) a expressar os seus gostos, valores e afetos de forma mais espontânea e aberta.

O Sol ingressa em Caranguejo, no dia 21, voltando a facilitar o contacto com a sua vida interior e possibilitando-lhe uma melhor perceção de como vivencia e exterioriza os seus sentimentos; e de como procura, e proporciona aos outros, nutrição e segurança emocionais.

No dia 27, é a vez de Mercúrio entrar em Caranguejo, propiciando o uso do seu sentimento, intuição e imaginação nas suas comunicações e interações.