Mercúrio transita em Capricórnio, entre 1 e 23 de dezembro, entrando em movimento retrógrado neste signo no dia 13.
Quando Mercúrio se encontra em signos de Terra, o raciocínio lógico e a análise objetiva são favorecidos; e há uma propensão para dirigirmos mais o nosso pensamento para questões práticas e concretas. Em Capricórnio, assumem especial relevância, nos nossos processos de aprendizagem, interação e comunicação, a atitude pragmática, a racionalidade, a responsabilidade e a exigência.
Este trânsito é muito propício para atividades que requeiram uma pesquisa sistemática orientada para resultados práticos. E possibilita-nos estruturar o nosso pensamento, organizar as nossas ideias, tornar a nossa comunicação mais clara e concisa e aplicar a nossa energia mental na procura de soluções pragmáticas para situações concretas.
O maior risco de Mercúrio em Capricórnio decorre da forte ativação do nosso filtro racional poder levar-nos a adotar uma atitude demasiado cética, que torne o nosso pensamento rígido e, consequentemente, limite a nossa perspetiva. Ainda mais porque o sextil de Mercúrio a Saturno (planeta regente de Capricórnio), aquando deste ingresso, propicia a fixidez das nossas ideias, mesmo que (atendendo a que Saturno se encontra em Peixes) estas não sejam assim tão realistas quanto a nossa razão nos leve a crer.
Estas são algumas questões que podemos colocar-nos, durante este trânsito de Mercúrio: “Quão racionais e objetivos somos nas nossas análises?”, “Que importância atribuímos aos factos na estruturação das nossas ideias?”, “Quão responsáveis somos nas nossas comunicações e interações?”, “Quão organizados e exigentes somos nas nossas aprendizagens?”.