Depois dum trânsito de mais de dois meses em Touro, Mercúrio chega a Gémeos, o seu domicílio de Ar, no dia 11 de junho.
Os signos de Ar, juntamente com os signos de Terra, proporcionam o ambiente mais confortável para Mercúrio, pois propiciam o raciocínio lógico e a análise objetiva. Em Gémeos, a energia mental é estimulada pela curiosidade de saber sempre mais, pela comunicação e troca de ideias, pela análise do meio envolvente e pela capacidade de fazer ligações.
Assim, Mercúrio em Gémeos (signo onde o Sol também transita) pode aumentar o nosso interesse por estarmos informados e aprendermos coisas novas; a nossa disposição para expressarmos as nossas ideias (de forma falada ou escrita), partilharmos o nosso conhecimento, entendermos e integrarmos diferentes perspetivas; a nossa necessidade de estímulo intelectual e interação com os outros.
A capacidade de observação e análise, o questionamento e a perspicácia, a flexibilidade de pensamento, a fluidez na expressão e o interesse pelo conhecimento são características tipicamente associadas ao posicionamento de Mercúrio neste seu domicílio.
Do lado dos riscos, encontram-se a comunicação “sem filtro”, a dispersão do pensamento e a superficialidade das ideias, os quais podem ser minorados se aproveitarmos o trígono que Mercúrio faz com Plutão para aprofundarmos o nosso pensamento e aumentarmos a nossa capacidade de concentração.
Durante o trânsito de Mercúrio em Gémeos, que decorre até 27 de junho, podemos colocarmo-nos questões como estas: “Com que facilidade expressamos as nossas ideias e conhecimentos?”, “Em que informações e análises baseamos a nossa comunicação?”, “Qual o nosso interesse por novas aprendizagens?”, “Qual a nossa recetividade a perceber perspetivas diferentes das nossas?”, “Qual a nossa apetência para interagir e trocar ideias com os outros?”, “Que importância damos ao estímulo intelectual?”.