Palavras-chave para este mês: Desafio, Valores pessoais, Rigor

[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.

O mês de dezembro inicia com o Sol e Marte em Sagitário (signo oposto a Gémeos). 

O Sol transita em Sagitário até dia 22 e Marte durante todo o mês, podendo levá-lo(a) a lidar com vontades, ideais e objetivos opostos aos seus, que requerem que use a sua objetividade para compreender perspetivas diferentes, mas defina claramente quais os seus valores pessoais e a sua direção individual, mantendo-os como o seu farol, inclusive perante eventuais circunstâncias frustrantes.

Logo no dia 1, Mercúrio (regente de Gémeos) ingressa em Capricórnio, favorecendo a sua capacidade de análise lógica de questões concretas, embora pedindo mais organização e rigor na sua expressão.

Enquanto Vénus em Balança (signo em trígono com Gémeos), até dia 4, facilita o uso da sua imparcialidade e as suas aptidões relacionais.

No dia 13, Mercúrio passa a movimento retrógrado, convidando-o(a) a abrandar o ritmo e dedicar-se mais ao estudo, à análise e à reflexão; enquanto lhe pede para rever o realismo do seu pensamento, a responsabilidade com que interage com os outros e o pragmatismo e clareza com que se exprime. 

A conjunção de Mercúrio com o Sol, no dia 22, assinala a necessidade de conjugar pragmatismo com abertura de perspetiva, no sentido de encontrar soluções simultaneamente práticas e inovadoras para questões concretas.

A partir de dia 23, Mercúrio prossegue o movimento retrógrado no signo de Sagitário, pelo que, pode, novamente, confrontar-se com ideias e formas de comunicação contrárias às suas, que o(a) desafiam a analisar a capacidade de síntese dos seus conhecimentos e o foco da sua expressão. 

Entre 27 e 28 de dezembro, Mercúrio faz conjunção a Marte, o que tende a aumentar a sua energia mental e capacidade de argumentação, mas requer atenção para serem bem direcionadas, pois, a quadratura com Neptuno predispõe à dispersão do pensamento e à confusão entre realidade e ilusão. 

No dia 29 é a vez de Vénus entrar em Sagitário, podendo confrontá-lo(a) com gostos, valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus, que lhe pedem, simultaneamente, abertura à diferença e discernimento do que tem, ou não, afinidade consigo.

Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Gémeos, destaca-se a quadratura de Neptuno em Peixes, que, no segundo semestre de 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos entre 15 e 17 de junho, desafiando o seu raciocínio lógico e o contacto com o ambiente envolvente. 

Se é o seu caso, pode notar uma redução na sua energia habitual, ou ser invadido(a) por sensações de confusão, incerteza e deceção – não tente racionalizar demasiado, nem se deixe abater, pois este é um trânsito que visa desfazer as suas preconceções erradas e torná-lo(a) mais verdadeiro(a) consigo próprio(a).  

Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.